SAE informa sobre o aumento nos casos de hepatite A entre homens de 20 a 39 anos no RS

  • Serviço de Atendimento Especializado de São Luiz Gonzaga foi informado pelo Governo do Estado sobre os dados 

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 14/03/2023 às 14:17   |   Imprimir

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) HIV/Aids de São Luiz Gonzaga foi informado pela Secretaria Estadual de Saúde sobre o aumento no número de casos de hepatite A – no Rio Grande do Sul – entre homens na faixa etária de 20 a 39 anos.

A hepatite A é uma infecção viral aguda causada pelo vírus HAV, que afeta o fígado. A via de transmissão é a fecal-oral e pode ocorrer devido ao contato com água ou alimentos contaminados; exposição a baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal; e relação sexual desprotegida (independente da orientação sexual). Entre os sintomas da doença, está a presença de fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia.

A enfermeira Simone Wunsch, que atua SAE, informa que a doença acometia, principalmente, crianças em idade escolar. Porém, os dados têm mudado. “Desde 2016, surtos da doença entre homens que fazem sexo com homens têm sido reportados no Brasil e em outros países. No Rio Grande do Sul, desde 2018, observou-se o aumento nos casos de hepatite A entre homens na faixa etária de 20 a 39 anos”, alerta.

 

VACINAÇÃO – A enfermeira também ressalta a importância da imunização contra a doença. “A vacina para hepatite A integra o calendário básico de vacinação das crianças desde 2014, sendo indicada a vacinação de todas as crianças com uma dose aos 15 meses até o limite de 5 anos incompletos. Para adultos e crianças com condições especiais, o esquema é diferenciado e a vacina está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais”.

 

PREVENÇÃO – O SAE orienta que a população adulta sexualmente ativa reforce a prática do sexo seguro, utilizando preservativos interno e/ou externo, fazendo o uso de barreiras de látex durante o sexo oral-anal, o uso de luvas de látex para práticas sexuais com contato vaginal/anal (fisting), além da higiene das mãos e da região genital antes e depois da prática sexual.

Mais informações podem ser obtidas com o SAE – junto ao Materno Infantil, na Rua Fernando Machado, nº 2899 – de segunda a sexta-feira, das 7h30min. às 11h30min, e nas quartas-feiras, das 10h30min. até às 11h30min. Informações também pelo número (55) 3352-9000.    

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do SAE  

Foto: Arquivo / SAE