Brasil registra 36,8 mil casos novos de AIDS por ano

• Secretaria Estadual de Saúde promove uma campanha de prevenção ao HIV/AIDS, no Carnaval 2023

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 17/02/2023 às 14:06   |   Imprimir

Nos últimos cinco anos, o Brasil tem registrado uma média anual de 36,8 mil casos novos de AIDS. Preocupados com os dados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove uma campanha de prevenção ao HIV/AIDS no Carnaval 2023. A mobilização tem como slogan “Ô, abre alas, mas NÃO deixa a AIDS passar” e busca alertar e informar a população sobre a necessidade de prevenção, especialmente durante o Carnaval.

NÚMEROS – Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde (MS), apontam que a AIDS tem aumentado nos extremos da pirâmide etária. A maior concentração de novos casos foi observada em jovens com idade entre 25 e 39 anos (52% dos casos são do sexo masculino e 47,8% dos casos do sexo feminino). Entre os homens, nos últimos dez anos, ocorreu um aumento na taxa de detecção de AIDS nas faixas de 15 a 19 anos e de 20 a 24 anos.

Entre os jovens, também ocorreu o crescimento da mortalidade causada pela AIDS. O coeficiente na faixa de 20 a 24 anos passou de 3,1 – em 2010 – para 3,4 óbitos por 100 mil habitantes, em 2020. Entre os mais velhos, nos últimos dez anos, a faixa de 60 anos ou mais registrou um aumento de 27,7% na mortalidade, passando de 4,2 para 5,4 óbitos por 100 mil habitantes.

HIV E AIDS – A enfermeira Simone Wunsch, que atua no Serviço de Assistência Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), esclarece a diferença entre HIV e AIDS. “O HIV é um vírus que se espalha por meio de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico. Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS. O termo AIDS descreve uma síndrome de infecções e doenças oportunistas que podem se desenvolver à medida que a imunossupressão aumentar durante a evolução da infecção pelo HIV”, informou Simone.

PREVENÇÃO – As formas de prevenção ao HIV ofertadas gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consistem na profilaxia pré-exposição ao HIV (PREP), profilaxia pós-exposição (PEP) – ambos disponibilizadas pelo SAE –, distribuição de preservativos masculinos e femininos e testagens rápidas (os dois últimos, ofertados em todas as unidades de saúde do município).

Mais informações podem ser obtidas com o SAE. O setor possui uma equipe multiprofissional capacitada para acolher, orientar e esclarecer dúvidas sobre o tema. O SAE está localizado junto à Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Fernando Machado, nº 2899, com atendimento ao público de segunda a quinta-feira, das 7 horas até às 11h30min. Informações também pelo 3352-9000.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SES e SEMSA