Vigilância Sanitária comenta sobre a suspensão temporária da venda de pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelo

  • Medida de caráter preventivo busca evitar reações adversas registradas pela Anvisa, como cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento, entre outras

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 15/02/2023 às 11:25   |   Imprimir

Com a publicação da Resolução nº 475/2023, pelo Ministério da Saúde, no último dia 9, todas as pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos estão com a comercialização e uso proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A suspensão, de caráter preventivo, considera relatos de intoxicação ocular e outros eventos, ocorridos nacionalmente.

Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza. A fiscal sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Katherine Rodrigues, comentou a proibição. “A orientação que recebemos no município é tirar temporariamente esses produtos das prateleiras do comércio em geral e orientar os estabelecimentos da área da beleza a não usarem esse produto, independente de lote ou marca. Para as pessoas que adquiriram essas pomadas para uso pessoal, também pedimos que suspendam a utilização até termos mais estudos sólidos sobre o tema e sobre o que vem causando essas reações adversas”. 

A fiscal sanitarista da SEMSA, Anelise Santiago, destacou algumas reações registradas. “São casos notificados à Anvisa que exigem cuidados. Ocorreram relatos de cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento, coceira no globo ocular, entre outros. Lembrando que esses casos não foram registrados apenas em estabelecimentos da área da beleza, mas também no uso desse produto em casa. Para mais informações, para sanar dúvidas ou para denúncias, pedimos que a população entre em contato com a Vigilância Sanitária”.

O setor está localizado junto à SEMSA, no Materno Infantil (na Rua Fernando Machado, nº 2899). Contato também pelo número (55) 3352-9000.    

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Vigilância Sanitária

Foto: Reprodução / Getty Images