Unidades de saúde realizaram mais de 280 mil atendimentos durante o ano de 2022

• Confira na íntegra o relatório de atividades 2022 divulgado pela pasta

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 04/01/2023 às 09:51   |   Imprimir

Conforme os registros da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), avaliando os dados de janeiro a novembro de 2022, as 10 ESFs nos bairros do município, a unidade de Estratégia de Atenção Primária (que atua no interior) e a unidade de Saúde Prisional, realizaram juntas 280.129 atendimentos. As atividades incluem, além de consultas médicas, os procedimentos de enfermagem (como pré-natal, preventivos, retirada de pontos, curativos), entre outros.

O último ano também foi marcado por projetos, obras e melhorias nas ESFs.  No decorrer de 2022, ocorreu a inauguração do novo prédio da ESF Emir Reisdorfer (no Bairro Agrícola) e da sala de vacinas da ESF Ramona Gonçalves Ferreira (no Bairro Raimundo Gomes Neto); a reforma e ampliação da ESF Alberto Henrich, no Bairro Presidente Vargas (concluída), da ESF Clélia de Matos Gomes, no Bairro Paz (em andamento); da ESF Arno Antônio Forsin, no Bairro Duque de Caxias (em andamento) e da ESF Vila Mário (empresa já contratada para executar a obra). Também está em andamento a reforma do imóvel do CAPS AD. Conforme o levantamento, somente em obras de melhorias, a SEMSA investiu R$ 647.186,17.

A secretária de Saúde, Clari Ramborger, parabenizou as equipes que atuam na Atenção Básica. “As unidades de saúde são a porta de entrada para os serviços oferecidos pela SEMSA e pelo SUS. Os profissionais que atuam nessas unidades são responsáveis por criar essa ponte com a população e fortalecer esse elo. Mesmo com as dificuldades enfrentadas diariamente, atendemos à população da melhor forma possível, superando o número de 280 mil atendimentos na Atenção Básica até novembro de 2022. Parabenizo a todos os profissionais que atuam nas unidades de saúde do município e também a equipe de Coordenação das ESFs. O trabalho de cada um faz a diferença e salva vidas!

CONSÓRCIOS – Por meio de convênios com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS) e Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região das Missões (CISMISSÕES), a SEMSA também investiu em consultas, exames e cirurgias. Ao COIS, a secretaria destinou o valor de R$ 4.407.876,79 para atender a população. Já ao CISMISSÕES, o valor destinado foi de R$ 212.188,19. Somando somente as consultas e exames especializados via esses convênios, foram realizados 12.617 atendimentos até novembro de 2022.

Confira na íntegra o relatório compilado pela SEMSA no link https://shre.ink/1PuQ.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Fotos: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga