Centro de Saúde da Mulher completa 13 anos de atividades em São Luiz Gonzaga  

  • Serviços são ofertados via SUS, atendendo 14 municípios da região 

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 14/10/2022 às 16:53   |   Imprimir

Em 13 de outubro de 2009, o Centro de Saúde da Mulher – Hospital São José iniciou as atividades em São Luiz Gonzaga. Nesses 13 anos, os serviços realizados no centro foram ampliados, atuando em prol da saúde das mulheres de São Luiz Gonzaga e região.   

A secretária de Saúde, Clari Ramborger, a qual era titular da pasta em 2009 e atuou no processo de oferta dos serviços no município, comentou sobre o trabalho desenvolvido. “Com muita satisfação comemoramos essa data, coincidentemente, em pleno Outubro Rosa. Na época, Osmar Terra era secretário de Saúde e informou sobre a possibilidade de ofertar o serviço em São Luiz. A gente abraçou de imediato essa chance, sendo algo tão positivo, voltado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura. Aproveito para reforçar o convite para que as mulheres de São Luiz e região, a partir dos 35 anos, realizem a mamografia!”. 

Clari também destacou a atuação do Executivo Municipal e do Conselho Intermunicipal de Saúde (COIS) para manter o atendimento em São Luiz Gonzaga.  Nos próximos meses, por meio da SEMSA, o Centro de Saúde da Mulher será reformado. Por meio do COIS, um técnico em enfermagem será contratado para auxiliar nos atendimentos do local. A secretária de Saúde também parabenizou a equipe do Centro de Saúde da Mulher, as técnicas em radiologia, Aline Libardi e Diana Bordim; o auxiliar administrativo, Hueiny Guedes Menezes; e o médico Cristiano Weber da Silva, e agradeceu a colaboração do Hospital São José, o qual é parceiro do município para ofertar os serviços.   

 

ATENDIMENTO  

Como o câncer de mama é uma doença que se desenvolve rápido, a mamografia deve ser realizada – anualmente – por mulheres a partir dos 35 anos. Durante o mês de outubro, as pacientes que residem em São Luiz Gonzaga não precisam apresentar a requisição – fornecida na ESF da área de domicílio – podendo ir ao Centro de Saúde da Mulher agendar a mamografia. Para as pacientes de outros municípios, é necessário apresentar a requisição.  

Desde novembro de 2021, além da mamografia, o Centro de Saúde da Mulher oferta ultrassom mamária, biópsia de agulha fina e grossa e colposcopia, juntamente com todos os exames e análises patológicas das biópsias realizadas. Os serviços são ofertados via SUS, por meio de encaminhamentos, atendendo 14 municípios da região. O Centro de Saúde da Mulher está localizado junto ao Centro de Saúde, ao lado da Loja Arte Nossa. Mais informações pelo número (55) 3352-9092, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min. até o meio-dia e das 13 horas até às 17h30min.   

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA