Combate à dengue precisa do apoio da população

Efetivados através de aprovação no concurso público, 14 agentes de combate a endemias iniciam atividades na carreira pública em pleno enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti

Tiveram início na última semana as atividades dos 14 agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde, efetivados na carreira pública após concurso realizado em 2014 pela Prefeitura Municipal. A equipe completa de 14 servidores vem suprir uma demanda antiga que foi contemplada pela Administração Municipal com a realização do certame, o qual preencheu cargos que, anteriormente, eram preenchidos através de contratações mediante convênios ou por estagiários. Desta forma, a partir de agora, a equipe completa trabalhará permanentemente nas ações de enfrentamento à dengue no município e em atividades de orientação e prevenção junto à comunidade.

TRABALHO EM CONJUNTO - Segundo o coordenador da equipe, Dirceu Antonini, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando de forma intensa na prevenção e combate à dengue, contando, além do trabalho realizado pelos agentes, com o apoio da Polícia Ambiental, Vigilância Sanitária e Comitê da Dengue. Nos últimos dias, devido ao estado de alerta com os casos registrados em Caibaté, e pelo índice de infestação predial com Aedes Aegypt (em São Luiz Gonzaga, neste ano, de 7.795 imóveis visitados, em 175 foram encontrados focos do mosquito, representando um Índice de Infestação Predial de 2,25%), uma equipe composta pelos referidos órgãos está fiscalizando locais e estabelecimentos propícios para o surgimento de focos, como borracharias, oficinas, entre outros.

COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE - Além do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, é necessária a colaboração efetiva da comunidade são-luizense na eliminação de locais propícios de surgimentos de focos do mosquito. Neste intuito, a Prefeitura Municipal solicita aos moradores para que recebam os agentes da Saúde, devidamente identificados, e atentem para as orientações transmitidas, além de permitir o ingresso e vistoria dos pátios. A colaboração da comunidade, bem como a tarefa de cada um de eliminar pontos de água parada, são imprescindíveis para combater o mosquito transmissor da dengue. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)