São Luiz Gonzaga conta agora com quadro efetivo de servidores da Saúde

Nomeações de 141 concursados no início deste ano reestruturam o quadro da Saúde de São Luiz Gonzaga, e qualificam o atendimento à saúde básica para a população são-luizense

Tendo o objetivo de regulamentar as carreiras da Saúde e de adequar o quadro de servidores de acordo com as necessidades atuais da Secretaria Municipal de Saúde, a Administração Municipal realizou, no ano de 2014, concurso público para o preenchimento de vagas que refletiam a demanda da população são-luizense na área da saúde básica (ESFs), além de cargos lotados em outras secretarias. O reflexo das nomeações deste grande número de servidores acarretará em um salto de qualidade no atendimento à população, suprindo carências existentes de vários anos em algumas especialidades, algumas das quais não contavam com nenhum servidor efetivo, mas, sim, profissionais contratados por determinados períodos.

AÇÕES PARA A MANUTENÇÃO DO ATENDIMENTO - Após especulações de possível interrupção de programas da atenção básica da saúde em São Luiz Gonzaga, a sua continuidade foi firmada em julho de 2013, através de acordo com a Justiça do Trabalho. Como o município realizava há anos a contratação mediante convênio firmado primeiramente com a Associação Damas de Caridade e, posteriormente, com o Hospital São Luiz Gonzaga, o MPT determinou que esse modelo fosse extinto e, a contratação dos profissionais da Saúde, realizada através de efetivação mediante concurso público.

PLANEJAMENTO - Assim, após um detalhado estudo e remanejamento de finanças, a Administração Municipal garantiu o cumprimento do acordo e, da mesma forma, buscou suprir a necessidade de profissionais de várias áreas para garantir e ampliar o atendimento à população através de servidores empossados na carreira pública.

ATENDENDO A DEMANDA - As nomeações efetuadas compreenderam o preenchimento de vagas em diversos cargos, como agentes administrativos, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, odontólogos, psicólogos, técnicos em enfermagem, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, para a zona urbana e interior, além de cargos de outras secretarias.

Algumas mudanças positivas com a nomeação dos novos profissionais foram refletidas nos cargos de psicólogos, dos quais, anteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde não contava com profissionais efetivos, mas, sim, com cinco psicólogos contratados mediante convênio. Hoje, este número foi mantido através da efetivação de quatro psicólogos concursados até o presente momento. Da mesma forma, a efetivação de cinco médicos clínicos gerais, mais dois médicos psiquiatras, proporcionou a manutenção dos atendimentos  junto aos ESFs. Desta forma, a nomeação de cinco médicos clínicos geral vem a somar aos seis médicos servidores, aumentando o número para 11 profissionais efetivos. Quanto às nomeações de dois médicos psiquiatras, a medida garante a assistência da demanda na área, uma vez que não haviam profissionais concursados, mas, sim, contratados mediante convênio.

EFETIVIDADE - De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a efetivação dos agentes de combate a endemias, oportunidade em que 18 servidores foram nomeados, supre uma necessidade constatada desde o início da década de 90. Desse período até hoje, o município não possuía servidores efetivos nesta função, cargos que eram preenchidos periodicamente por estagiários. Assim, com a nomeação de 18 servidores na área, a população estará recebendo atendimento e orientações por pessoas que estarão fixas na profissão, construindo uma relação duradoura de amizade e confiança com o convívio diário nas atividades.

Além disso, campanhas como o combate a dengue tendem a ser mais efetivas, uma vez que não será necessário o treinamento anual a novos agentes contratados, como vinha sendo realizado anteriormente. Assim, a partir de agora, o trabalho será ininterrupto e efetivo, com servidores aptos para o serviço sem a troca de profissionais.

Já os 58 agentes comunitários de Saúde nomeados e empossados entraram em exercício nesta quinta-feira, 2 de abril. Destes profissionais, 45 irão atuar nos nove ESFs da cidade e, os outros 13, atenderão as comunidades do interior do município.

CONVOCAÇÕES – Assim como as nomeações realizadas, a Prefeitura Municipal também convocou 12 concursados no cargo de agente comunitário de Saúde para atuar, em breve, nos novos ESFs do Centro e do Bairro Raymundo Gomes Netto, assim como a equipe de saúde bucal do ESF da Vila Mário.

COMPROMISSO COM A SAÚDE - Com a conclusão do processo seletivo e de nomeação dos profissionais, a Administração Municipal reforça o compromisso firmado em melhorar exponencialmente o atendimento à população são-luizense, primando pela abrangência a todos os bairros e comunidades de equipes preparadas e qualificadas para manter e ampliar os serviços da saúde básica prestados à comunidade. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)