Dia D das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo foi um sucesso

• Mobilização ocorreu no último sábado (30), destinada a imunização de idosos, crianças e trabalhadores da saúde

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 04/05/2022 às 10:21   |   Imprimir

O Dia D das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo, ocorrido no último sábado (30), obteve excelentes índices de imunização. Durante o dia, as unidades de saúde do município estiveram abertas para atender o público-alvo das mobilizações. Após o levantamento dos dados, o saldo de pessoas imunizadas foi muito positivo, sendo as equipes parabenizadas pelo titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Yuri Sommer Zabolotsky. Confira os números:

Influenza

- Idosos com 60 anos ou mais: 166 doses

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos: 392 doses

- Trabalhadores da saúde: 156 doses

- Outros grupos: 62 doses

Sarampo

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos: 407 doses

Atenção! Apesar do bom índice de vacinados no Dia D, o município ainda não alcançou as metas de vacinação contra o sarampo e a gripe. A Secretaria de Saúde ressalta a importância de todas as crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos realizarem a vacina contra a gripe e contra o sarampo.

SARAMPO - A 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo tem como objetivo vacinar – indiscriminadamente – as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores de saúde contra o sarampo. A imunização contra o sarampo ocorre com a aplicação das doses da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A campanha segue até o dia 3 de junho.

INFLUENZA - A 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi dividida em duas etapas e por grupos prioritários. Na última segunda-feira (2), iniciou a 2ª etapa da mobilização. Todas as pessoas contempladas no Plano Nacional de Vacinação contra a Influenza poderão ser imunizadas.

São elas: idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de assistência à saúde inscritos no CNES; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; trabalhadores de Educação (mediante a apresentação de documentos que comprovem o vínculo ativo); cuidadores de idosos; estudantes da área de saúde que estiverem estágio (comprovante da instituição de ensino); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (mediante comprovação); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros (mediante comprovação como motorista profissional); trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso (mediante comprovação profissional nessa categoria); trabalhadores portuários; Forças de Segurança e Salvamento (mediante documentos que comprovem vínculo ativo); Forças Armadas (mediante documentos que comprovem vínculo ativo); funcionários do Sistema de Privação de Liberdade (mediante documento que comprovem vínculo ativo); população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA