São Luiz Gonzaga contabiliza 26 casos de dengue desde o início do ano

• Setor de Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado de mais 31 amostras enviadas ao Lacen/RS

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 03/05/2022 às 10:46   |   Imprimir

Nas últimas duas semanas, mais onze casos de dengue foram confirmados em São Luiz Gonzaga, totalizando 26 casos desde o início do ano. Até o momento, após nova verificação dos locais, os casos confirmados são de pacientes que residem no Bairro Centro (13 casos); no Bairro Duque de Caxias (9); no Bairro Harmonia (1); no Bairro Cohab (1); no Bairro Agrícola (1) e no Bairro Raimundo Gomes Neto (1). Nenhum caso de dengue hemorrágica (forma mais grave da doença) foi registrado.

Conforme o Setor de Vigilância Epidemiológica, mais 31 casos estão sob suspeita. As amostras foram enviadas para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). O setor tem orientado as pessoas com sintomas sobre a doença.

Os protocolos para a eliminação do mosquito Aedes aegypti e de possíveis criadouros são desenvolvidos pela equipe de Combate à Endemias do município, com o apoio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. A colaboração da comunidade é fundamental na eliminação de focos do vetor. Entre os cuidados, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; manter as piscinas tratadas adequadamente e os pátios limpos, entre outras ações.

Informações, denúncias e dúvidas podem ser sanadas com a equipe de Combate à Endemias, junto a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do número (55) 3352-9000.

SINTOMAS

O Setor de Vigilância Epidemiológica pede a população que fique atenta para os sintomas da dengue. Podem ser sinais da doença, febre com menos de 7 dias e pelo menos dois dos seguintes sintomas inespecíficos: dor de cabeça, dor muscular (mialgia) e dor nas articulações (artralgia), prostração (cansaço excessivo e exaustão), dor ao redor dos olhos, ausência de manifestações hemorrágicas espontâneas, entre outros. Em lactentes, também pode ocorrer sonolência, irritabilidade e choro persistente. Ao apresentar os sintomas de dengue, é importante ingerir bastante líquido, repouso, prestar atenção nos sinais de alerta e buscar atendimento médico.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga