COVID-19: vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades inicia nesta quarta-feira

  • Pais ou responsáveis devem contatar a unidade de saúde na qual a criança realiza as vacinas de rotina para agendar a imunização

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 18/01/2022 às 10:54   |   Imprimir

Uma nova etapa da campanha de vacinação contra a COVID-19 inicia em São Luiz Gonzaga nesta quarta-feira, 19 de janeiro. Amanhã, as unidades de saúde do município começam a aplicar a dose do imunizante contra o vírus em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.

Devido ao número reduzido de doses para a 1ª etapa e os procedimentos que devem ser adotados para a vacinação do novo público-alvo, a imunização ocorrerá somente com agendamento prévio. Para isso, os pais ou responsáveis precisam contatar a unidade de saúde onde a criança realiza as vacinas de rotina.  

No momento da imunização, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação da criança, Cartão SUS, CPF e informar um telefone para contato. Também será necessário apresentar um documento comprobatório da comorbidade. A aplicação das doses da vacina contra a COVID-19 ocorrerá nas salas de vacinas das unidades de saúde. Os agendamentos podem ser realizados pessoalmente ou por meio dos números:

– Centro de Saúde: 3352-9080;

– Duque de Caxias: 3352-9081;

– Bairro Trinta: 3352-9082;

– Bairro Floresta: 3352-9083;

– Bairro Paz: 3352-9084;

– Bairro Presidente Vargas: 3352-9085;

– Bairro Mário: 3352-9086;

– Dr. Chico: 3352-9087;

– Bairro Agrícola: 3352-9021.

Os ESFs realizam expediente de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Na terça (18) e quarta-feira (19), o Centro de Saúde atende das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas para os agendamentos.

A enfermeira Patrícia Bressan, coordenadora interina do Centro de Saúde, ressalta a preparação das equipes para a nova etapa da campanha. “Os profissionais de saúde que realizam a imunização participaram de uma capacitação específica para atender esse novo público-alvo e estamos à disposição para orientar e sanar dúvidas. Pedimos aos pais ou responsáveis que conversem com a criança sobre a importância da vacinação, evitando que o medo e o receio de vacinar prevaleçam neste momento. Lembrando sempre que vacinar é um ato de amor e proteção”.

 

COMORBIDADES

De acordo com o informe técnico nº 01/2022, da Secretaria Estadual de Saúde, a lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a COVID-19 de crianças de 5 a 11 anos é:

- Obesidade grave;

- Pneumopatias crônicas graves;

- Outros imunodeprimidos (Doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune, Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual, Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, Pessoa vivendo com HIV, Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão);

- Hemoglobinopatia grave;

- Doença cardiovascular;

- Doença neurológica crônica;

- Diabete mellitus;

- Doença renal crônica;

- Síndrome de Down;

- Cirrose hepática.

Para mais informações sobre as comorbidades, o informe técnico nº 01/2022 está disponível no link https://bit.ly/3nxXnqY. Confira também o Plano Municipal de Vacinação para Crianças de 5 a 11 anos (no link https://bit.ly/3qB9gOK) e o Plano Estadual de Imunização Infantil contra a COVID-19 (https://bit.ly/3fxRyFx).    

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA