Programa de Saúde da Mulher amplia serviços disponibilizados em São Luiz Gonzaga

• Um novo equipamento foi recebido na semana passada para auxiliar nos atendimentos

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 17/11/2021 às 11:30   |   Imprimir

O Programa de Saúde da Mulher oferta novos serviços as pacientes do município e da região. Na semana passada, o médico que realiza os atendimentos e a equipe do Hospital São José de Giruá, visitaram o Centro de Saúde Lourivaldino Furtado. Um novo equipamento – ecógrafo – também foi entregue na última semana.

Na ocasião, um ato simbólico marcou a ampliação do Programa de Saúde da Mulher no município. Agora, além da mamografia, o Programa de Saúde da Mulher irá ofertar ultrassom mamária, biópsia de agulha fina e grossa e colposcopia, juntamente com todos os exames e análises patológicas das biópsias realizadas.

O ato contou com a presença do vice-prefeito, Piti Werle; do vereador, Valmir Silveira; da secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger; do coordenador da 12ª CRS, Iury Sommer Zabolotsky; da coordenadora do Centro de Saúde, Águeda Balbé; do diretor técnico da Secretaria de Saúde; o médico Luis Grings; do diretor técnico do Hospital São José e que irá realizar as ecografias; o médico Cláudio Konrat; do diretor administrativo do Hospital São José, Isnar Passos; da coordenadora de serviços do Hospital São José; Simone Bonfanti; da coordenadora Regional de Saúde da Mulher, Liliane Schnorrenberger; da enfermeira que integra a equipe do Centro de Saúde, Patrícia Bressan; da auxiliar administrativa do polo local do Hospital São José, Marcieli Inselperger e da técnica em enfermagem, Diana Bordim.

A secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger, destacou a importância da ampliação dos serviços. “Estamos trabalhando nessa empreitada arduamente, todos juntos, e agora conseguimos concretizar. Esse serviço é de extrema importância para as pessoas da nossa região. Quanto mais acessível o atendimento, com o serviço disponível, maior será a taxa de vitórias nesse combate. Muito obrigado a todos que estão juntos nessa missão de salvar vida!”.

O diretor administrativo do Hospital São José, Isnar Passos, comentou sobre a importância do consórcio com a região. “Temos que celebrar e comemorar juntos essa união, todos os serviços e encaminhamentos serão feitos pelo SUS. Estamos dando o pontapé inicial nesse projeto de ampliação, acreditamos que temos muito para fazer. Essa é a nossa missão, ofertar cada vez mais serviços a todos da região”.

Os atendimentos iniciaram nessa semana, no Centro de Saúde. Os novos serviços são ofertados via SUS, por meio de encaminhamentos, atendendo 14 municípios. O médico responsável por realizar os novos exames atende uma vez na semana, as quartas-feiras. Após a reforma do novo espaço da unidade local do Hospital São José, os atendimentos ocorreram junto ao Materno Infantil (nas instalações do ESF Agrícola, o qual passará para um novo imóvel construído especialmente para a unidade de saúde).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Fotos: Volnei Oliveira / Prefeitura de São Luiz Gonzaga