Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 

  • Unidades de saúde estarão abertas das 8 horas até às 17 horas para verificação da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 15/10/2021 às 15:34   |   Imprimir

Neste sábado, 16 de outubro, o Centro de Saúde e os ESFs do município estarão abertos para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Na ocasião, as unidades de saúde ficarão abertas das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, para a verificação da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

A “Campanha Nacional de Multivacinação” iniciou no dia 1º de outubro e segue até o dia 29. O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de avaliar a caderneta de vacinação e colocar em dia a situação vacinal, diminuindo a incidência de doenças imunopreveníveis e proporcionando a eliminação ou erradicação dessas doenças. A campanha contempla imunizantes que fazem parte do calendário vacinal – como contra o sarampo, meningite e caxumba – e visa preencher a lacuna da baixa procura vacinal da população alvo, incentivando a busca aos centros de saúde para imunização. 

Para a verificação, é preciso procurar a unidade de saúde referente a área domiciliar, portando a caderneta de vacinação (a qual será revisada e atualizada) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que é solicitado pelo Ministério da Saúde para a avaliação das salas de vacina. 

 

COVID-19  

Também no sábado – em paralelo ao Dia D – o Centro de Saúde realizará a aplicação da vacina contra a COVID-19, das 8 horas até às 16 horas.  

Na data, serão aplicadas a 2ª dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer nas pessoas que receberam a 1ª dose até 5 de agosto; 2ª dose da vacina CoronaVac mediante agendamento; e a dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde (de acordo com a nota técnica nº 47/2021, do Ministério da Saúde), que receberam a 2ª dose do imunizante há mais de seis meses. A 3ª dose também é aplicada em imunossuprimidos graves, que receberam a 2ª aplicação há mais de 28 dias e mediante a apresentação de documentos comprobatórios. 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA