Unidades de saúde decoradas para o Outubro Rosa

  • Iniciativa busca chamar a atenção para a prevenção e tratamento do câncer de mama

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 14/10/2021 às 08:04   |   Imprimir

O mês de outubro é dedicado à prevenção e conscientização do câncer de mama. Para intensificar as ações desenvolvidas durante o Outubro Rosa no município e incentivar a procura pelo exame de mamografia, os ESFs, Centro de Saúde e Hospital São José – Centro de Saúde da Mulher, receberam decorações especiais, em tons de rosa, fazendo referência a mobilização. 

O Outubro Rosa de 2021 tem como tema “Quem se cuida, voa mais longe”. A unidade do Hospital São José – Centro de Saúde da Mulher, localizada junto ao Centro de Saúde, atende pacientes de 14 municípios. A auxiliar administrativa do Centro de Saúde da Mulher, Marcieli Inselsperger, convida as pacientes para realizarem o exame. “Um a cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Isso é quase 90% de chance de cura se for descoberto no começo, então é muito importante procurar o serviço e fazer o exame”.  

Para realizar o exame de mamografia gratuitamente, a paciente pode procurar o ESF da área de domicílio para que seja realizado o encaminhamento. Após, é preciso entrar em contato com o Centro de Saúde da Mulher – portando o cartão SUS e o CPF – para o agendamento. O Centro de Saúde da Mulher atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min até o meio-dia, e das 13 horas até as 17h30min. Mais informações por meio do número (55) 3352-9092.

 

ATIVIDADES OUTUBRO ROSA

Durante o Outubro Rosa, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, estará semanalmente no Centro da Saúde da Mulher, para incentivar, auxiliar e explicar as pacientes como são feitos os exames e tratamentos, e também contando relatos próprios de superação.

O Centro de Saúde da Mulher realizará um atendimento especial, para São Luiz Gonzaga e região, no dia 30 de outubro. A mobilização busca atender as pacientes que trabalham nos dias de semana e aquelas que moram no interior.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Saúde da Mulher

Fotos: Volnei Oliveira (Assessoria de Imprensa) e divulgação