Unidades de saúde seguem com a aplicação da 2ª dose e dose de reforço contra a COVID-19

• SEMSA busca receber mais doses para a 1ª aplicação junto ao Governo do Estado

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 13/10/2021 às 19:27   |   Imprimir

Na noite de quarta-feira (13), com o recebimento da 55ª remessa de vacinas, as unidades de saúde do município seguem com a imunização contra a COVID-19 (2ª dose e dose de reforço).

Atualmente, podem realizar a aplicação da dose de reforço, pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, que receberam a 2ª dose do imunizante há mais de seis meses. Os trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço foram definidos pela nota técnica nº 47/2021 – SECOVID/GAB/SECOVID, do Ministério da Saúde. A 3ª dose também é aplicada em imunossuprimidos graves, que receberam a 2ª aplicação há mais de 28 dias e mediante a apresentação de documentos comprobatórios.

2ª DOSE

A última remessa recebida totaliza 672 doses da vacina Pfizer destinadas à 2ª aplicação. As aplicações da 2ª dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer ocorrem conforme o cronograma:

Quinta-feira (14 de outubro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 3 de agosto;

Sexta-feira (15 de outubro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 4 de agosto;

Sábado (16 de outubro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 5 de agosto (aplicação no Centro de Saúde, das 8 horas até às 11 horas);

Segunda-feira (18 de outubro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 6 de agosto;

Terça-feira (19 de outubro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 7 de agosto.

Para a 2ª dose da vacina CoronaVac, devido ao número de doses por frasco e o prazo de validade, é solicitado as pessoas que receberam essa vacina que entrem em contato com a unidade de saúde onde ocorreu a 1ª aplicação para agendar a data da 2ª dose.

Para a imunização, a pessoa deve apresentar um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação (ou o comprovante das doses anteriores).

1ª DOSE

Devido a procura por 1ª dose por pessoas que não conseguiram realizar a vacina conforme o calendário estipulado pelo Estado e município, as unidades não possuem mais doses para 1ª aplicação em pessoas com 18 anos ou mais contra a COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde busca junto ao Governo do Estado o envio de mais doses do imunizante para 1ª aplicação. A vacinação de adolescentes (15, 16 e 17 anos) segue suspensa, sendo retomada após o recebimento de mais doses destinadas a esse público-alvo.

Para mais informações sobre o cronograma de vacinação nas unidades de saúde, os ESFs realizam expediente das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Na quinta-feira (14), o Centro de Saúde realiza atendimento das 7h30min. até o meio-dia e das 13 horas até às 15 horas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA