COVID-19: Município amplia faixa etária da 3ª dose para pessoas com 80 anos ou mais  

  • Reforço também é aplicada em pessoas com imunossupressão grave

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 21/09/2021 às 21:21   |   Imprimir

A partir desta quarta-feira, 22 de setembro, idosos com 80 anos ou mais – que receberam a 2ª dose há mais de seis meses – podem procurar as unidades de saúde do município para receber a 3ª dose da vacina contra a COVID-19. Para a vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante das doses anteriores.

As unidades de saúde também realizam a 3ª dose em pessoas com alto grau de imunossupressão após 28 dias da 2ª aplicação. Além da documentação padrão, é necessário apresentar um atestado médico, receita, formulário ou documentos que comprovem o alto grau de imunossupressão. Podem receber a dose de reforço do imunizante:

I – Pacientes com imunodeficiência primária grave;

II - Quimioterapia para câncer;

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;

V - Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

VII - Pacientes em hemodiálise;

VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).  

 

2ª DOSE

Além da aplicação da 1ª dose em pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam o imunizante contra a COVID-19, as unidades de saúde também realizam a aplicação da 2ª dose da vacina Astrazeneca. Confira o cronograma:

Quarta-feira (22 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 14 de julho;

Quinta-feira (23 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 15 de julho;

Sexta-feira (24 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 16 de julho;

Sábado (25 de setembro) – pessoas que receberam a 1ª dose até 17 de julho (no Centro de Saúde, das 8 horas até às 11 horas).

Para a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac – devido ao curto prazo de validade e o número de doses por frasco – a Secretaria Municipal de Saúde solicita as pessoas que receberam a vacina CoronaVac que entrem em contato com a unidade de saúde onde ocorreu a 1ª aplicação para agendar a data da 2ª dose do imunizante. Para a 2ª aplicação, é necessário apresentar a documentação padrão e o comprovante de aplicação da 1ª dose. Atualmente, o município não dispões de doses da vacina Pfizer para 2ª aplicação. A previsão é que o município receba mais doses do imunizante no final da tarde de quarta-feira.  

Para mais informações sobre o cronograma de vacinação contra a COVID-19, é possível entrar em contato com as unidades de saúde. Nos ESFs, o expediente ocorre das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Amanhã, o Centro de Saúde realiza expediente em turno único, das 7 horas até às 13 horas.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo