Reunião marcou o início de nova etapa do combate à dengue

Trabalho em conjunto entre a Prefeitura Municipal e o Exército terá nova etapa a partir desta segunda-feira, 12 de janeiro, e será realizada pelo período de um mês em São Luiz Gonzaga

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 9, reunião técnica com a equipe de agentes de combate à dengue em São Luiz Gonzaga. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Junaro Figueiredo, a secretária da Saúde Ionara Comparsi de Moraes, o comandante do 4º RCB, tenente-coronel Carlos Alberto Klinguelfus Mendes, o coordenador do Comitê de Combate à Dengue, Carlos Sidnei Ferreira, a chefe do Setor de Proteção Ambiental, Caroline Herter Peruzzolo, e o Chefe da Vigilância Ambiental, Pedro Paulo Garcia de Araujo, juntamente com a equipe de agentes de campo da Secretaria de Saúde, ocasião em que foram definidas as estratégias do trabalho de campo a ser desenvolvidas durante o mês de janeiro no controle de focos do mosquito Aedes Aegypti.

ENVOLVIMENTO E CONDIÇÕES DE TRABALHO - O coordenador do Comitê de Combate à Dengue, Carlos Sidnei Ferreira, na abertura da reunião, enalteceu o trabalho desenvolvido no município nos últimos anos, o qual teve, como fator determinante para o êxito no controle da dengue, o envolvimento da equipe de agentes da Saúde, dos soldados do exército e, também, as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal em proporcionar melhores condições de enfrentamento ao Aedes Aegypti, uma vez que o controle vetorial se tornou uma prioridade durante todos os meses do ano, e não somente nos períodos quentes.

PARCERIA - O comandante do 4º RCB, Carlos Alberto Klinguelfus Mendes, salientou que o 4º RCB sempre estará à disposição nas ações comunitárias de enfrentamento à dengue, uma vez que a parceria realizada a cada nova etapa vem sendo consolidada com o trabalho sério e efetivo desempenhado pelas equipes de campo. Desta forma, segundo o comandante, embora esteja deixando o comando do regimento ainda neste mês de janeiro, o 4º RCB continuará sempre à disposição para auxiliar, no que for possível, o trabalho desempenhado em prol da saúde pública da comunidade são-luizense.

PREVENÇÃO - O prefeito Junaro Figueiredo, em seu pronunciamento, agradeceu à equipe de agentes de campo responsável pela averiguação e controle de focos do Aedes Aegypti, ressaltando a importância da prevenção quando se trata da dengue. Nesse intuito, enalteceu o controle que vem sendo realizado no município, o qual, mesmo com períodos de calor intenso e umidade, não registrou casos nos últimos tempos.

NOVA ETAPA - Na segunda-feira, a equipe de 14 agentes da Secretaria Municipal de Saúde iniciará a nova etapa do trabalho em conjunto com oito soldados do 4º RCB, a qual, durante o período de um mês, percorrerá os bairros da cidade orientando e averiguando possíveis criadouros do mosquito, com o objetivo de eliminar o maior número possível de focos do Aedes Aegypti. No entanto, para a campanha de combate obter êxito, a colaboração da comunidade é essencial.