COVID-19: Faixa etária da campanha será ampliada após o recebimento de nova remessa de imunizantes 

  • Município realiza a vacinação de pessoas com 35 anos ou mais e adolescentes com comorbidades, além da aplicação da 2ª dose contra o vírus  

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 27/07/2021 às 12:45   |   Imprimir

São Luiz Gonzaga segue com a imunização de pessoas com 35 anos ou mais contra a COVID-19, conforme a disponibilidade de doses nas unidades de saúde. A ampliação da faixa etária ocorrerá somente com o recebimento de novas remessas de vacinas.   

Para a 1ª dose do imunizante – devido ao número reduzido de doses em estoque para a 1ª aplicação – é indicado que a pessoas primeiro entre em contato com a unidade de saúde de sua área de domicílio. Lembrando que para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação. 

             

2ª DOSE  

São Luiz Gonzaga continua com a aplicação antecipada da 2° dose da vacina AstraZeneca. Nesta terça-feira (27), podem procurar as unidades de saúde para a 2° aplicação quem recebeu a 1ª dose até o dia 16 de maio. As pessoas devem ir à unidade de saúde onde ocorreu a 1ª aplicação, portando um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante da 1ª dose. 

Por meio da nota técnica nº 6/2021, o Ministério da Saúde autorizou a intercambialidade na 2ª dose das vacinas COVID-19 para gestantes e puérperas. A partir da análise realizada pelo ministério, para as mulheres que receberam a 1ª dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz e que estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós-parto) no momento de receber a 2ª dose da vacina deverá ser ofertada, preferencialmente, a vacina Pfizer/Wyeth. Caso este imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Sinovac/Butantan. Para mais informações, é possível entrar em contato com o Centro de Saúde, por meio do número (55) 3352-9080.   

 

ADOLESCENTES COM COMORBIDADES 

O município também realiza a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades (1ª dose). As aplicações do imunizante ocorrem conforme disponibilidade de doses. 

Para a vacinação, o menor de idade deve ir à unidade de saúde correspondente a área de domicílio, acompanhado pelos pais ou responsáveis. Na ocasião, será necessário apresentar o CPF do adolescente e do responsável; cartão SUS do adolescente; original e cópia de atestado médico ou receituário atualizado do medicamento utilizado (a cópia será arquivada na unidade de saúde). Os pais ou responsáveis ainda deverão assinar uma declaração autorizando a aplicação da vacina contra a COVID-19. O documento se encontra disponível nas unidades de saúde. 

De acordo com o Informe Técnico nº 10/2021, podem realizar a vacina contra a COVID-19, adolescentes de 12 a 17 anos que possuem as seguintes comorbidades: 

- Obesidade grave; 

- Pneumopatias crônicas graves (asma); 

- Outros imunodeprimidos (doença congênita/rara/genética/autoimune; neoplasias ou outras condições que atualmente prejudiquem a resposta imunológicas (em tratamento); cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas; doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores; pessoa vivendo com HIV; neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão); 

- Hemoglobinopatia grave (Doença Falciforme ou Talassemia Maior); 

- Doença neurológica crônica; 

- Diabete Mellitus.  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA