Secretaria de Saúde informa sobre a atualização dos Cartões SUS

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população são-luizense acerca dos procedimentos que estão sendo realizados para atualização do Cartão SUS no município.

Após determinação do Ministério da Saúde para que seja realizada a atualização dos Cartões SUS de todos os usuários do sistema, a Secretaria Municipal de Saúde informa à população que todos os cartões ainda são válidos, com exceção dos cartões que tiveram erros de dados e informações acusados. Devido à grande demanda de procura ocorrida na secretaria nesta semana, a SEMSA ressalta à comunidade de que NÃO EXISTE PRAZO para a atualização ser realizada, e que os cartões que não estão com problemas serão aceitos normalmente, uma vez que nenhum serviço deve negar o atendimento em decorrência do cartão desatualizado. A única rejeição que pode ocorrer quanto ao Cartão SUS poderá decorrer por conta de problemas no registro, como endereço incompleto, CPF com erros de dígitos, entre outros. Nestes casos, é necessário que o usuário se dirija até o Setor na Secretaria Municipal de Saúde para a correção dos dados e atualização do cartão.

Recentemente, com a grande demanda de usuários que compareceram para a atualização nos últimos dias, a Secretaria de Saúde está trabalhando provisoriamente com a distribuição de senhas para a referida atualização. Assim, no período da manhã, as senhas serão distribuídas às 7h, e para atendimento no período da tarde, às 12h. Visando possibilitar um melhor atendimento, a Secretaria disponibilizou dois atendentes, estendendo o horário de atendimento das 7h às 16h sem fechar ao meio-dia.

A outra providência tomada, após a autorização por parte dos gerenciadores do Cartão SUS, será a disponibilidade de novos operadores dos cartões junto aos ESFs, como medida provisória de facilitar a atualização junto aos bairros. Esta medida será divulgada na próxima semana, e estará sendo realizada até que o atendimento esteja normalizado. Maiores informações devem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde ou através do 3352-4020. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)