SAMU completa 10 anos de atividades neste domingo

• Iniciado em 6 de dezembro de 2010, mais de cinco mil atendimentos de urgências foram realizados nas zonas urbana e rural

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 03/12/2020 às 11:14   |   Imprimir

Há 10 anos, auxiliar quem precisa de socorro tem sido a missão dos servidores que atuam no Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em São Luiz Gonzaga. Inaugurado em 6 de dezembro de 2010, o SAMU São Luiz Gonzaga coleciona emocionantes histórias de vida no município. Em uma década, mais de cinco mil atendimentos de urgências pré-hospitalares foram realizados nas zonas urbana e rural.

A equipe do SAMU conta com uma ambulância de suporte básico e é composta por uma enfermeira responsável técnica, seis técnicos de enfermagem e seis condutores socorristas. “O serviço nasceu de uma necessidade de qualificar o atendimento de urgência ofertado à população. Este modelo foi copiado da França e hoje, apesar das dificuldades, é reconhecido como um serviço de grande resolutividade. Em São Luiz Gonzaga, são 10 anos salvando vidas com profissionais dedicados e apaixonados pelo que fazem e qualificando a rede de saúde do município”, ressalta a enfermeira responsável, Daiane Brigo Alves.

Além do atendimento, a equipe desenvolve um trabalho de educação em saúde. A atividade conta com palestras sobre primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e suporte básico de vida. Simulados e participação em eventos também são realizados pela equipe. “Ao longo desses 10 anos ocorreram diversas melhorias internas na qualificação profissional, sempre preservando a segurança e a qualidade nos atendimentos, além da infraestrutura, com renovação da ambulância, melhoria da base e aquisição de novos equipamentos”, destaca enfermeira responsável técnica.

Devido à pandemia, o SAMU não pode realizar grandes atividades alusivas aos 10 anos do serviço no município, mas a equipe agradece a todos que fizeram e fazem parte desta história.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do SAMU

Foto: Chaiane Quanz Fotografias/Divulgação