Prefeitura adquire respirador para UTI Móvel

  • Médicos e técnicos de enfermagem participaram de capacitação para o uso do novo equipamento

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 08/07/2020 às 16:49   |   Imprimir

Nas próximas semanas, São Luiz Gonzaga contará com uma UTI Móvel equipada para o transporte de pacientes. Na noite de terça-feira (7), ocorreu a entrega de um respirador móvel e de um desfibrilador automático. Os itens foram entregues pelo proprietário da empresa Vida Equipamentos, Angelo Cortez Neto para a secretária de Saúde, Clari Ramborger e a secretária da Administração, Catia Py Budel, representando o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani.  

O respirador (no valor de R$ 55.500,00) e o desfibrilador automático (no valor de R$ 9 mil) foram adquiridos com recursos da Atenção Básica. Também na noite de terça-feira, o proprietário da empresa ministrou uma capacitação sobre o uso dos novos equipamentos. A atividade ocorreu no auditório do Centro de Saúde e contou com a participação de médicos e de técnicos de enfermagem que atuam no transporte de pacientes. O advogado da empresa Vida Equipamentos, Northon Motta, também esteve presente na capacitação.

De acordo com a secretária de Saúde, Clari Ramborger, a UTI Móvel deverá iniciar os atendimentos até o final de julho. “Uma das três ambulâncias adquiridas no ano passado irá receber os novos equipamentos. Nos próximos dias, mais alguns itens serão entregues para o início das atividades. São eles: uma bomba de infusão, um monitor e uma bolsa contendo diversos utensílios para atendimentos de emergência. Esperamos que nas próximas semanas a UTI Móvel esteja totalmente equipada e pronta para realizar o transporte de pacientes”.

O prefeito Sidney Brondani destacou a importância do município possuir uma UTI Móvel a disposição da comunidade. “Mais uma conquista para o município e para a saúde da população. Sem a UTI Móvel para o transporte de pacientes, era necessário contratar o serviço de outro município. Dependendo da cidade em que era encontrada uma ambulância equipada disponível, poderia ocorrer uma demora de até três horas para o transporte do paciente. Sabemos que o tempo pode ser decisivo entre a vida e a morte, por isso o investimento na UTI Móvel é fundamental”, afirmou.  

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA