Campanha de Vacinação contra a Gripe encerra no dia 30 de junho  

  • Município ainda não atingiu a meta de cobertura vacinal para crianças menores de seis anos, gestantes e adultos de 55 a 59 anos

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 23/06/2020 às 12:17   |   Imprimir

Encerra no dia 30 de junho, terça-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta da mobilização é imunizar 90% de cada público-alvo. Neste ano, devido aos casos de COVID-19 no Brasil, a mobilização foi antecipada – iniciando em março – e realizada em etapas.  

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, informa que a meta ainda não foi atingida em três grupos alvos. “A cobertura vacinal para crianças de seis meses até seis anos incompletos está em 57%. Para gestantes, o percentual está em 53% e para os adultos de 55 a 59 anos de idade, a taxa está em 51%. Pedimos que as pessoas que integram esses grupos procurem as unidades de saúde para receberem gratuitamente a sua dose da vacina”, afirma. Águeda alerta que a gripe H1N1 ocasiona complicações de saúde que podem levar a hospitalização e até a óbito.

O público-alvo da mobilização são idosos com 60 anos ou mais; profissionais da saúde (pública ou privada); crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuário.

A coordenadora ressalta que os integrantes de todos os grupos prioritários que ainda não realizaram a vacina devem procurar a unidade de saúde correspondente para serem imunizados. Para receber a dose da vacina, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo