Ações do programa “Testa São Luiz” iniciaram na terça-feira

• Na 1ª fase, Secretaria de Saúde irá realizar 80 testes rápidos em trabalhadores de locais com grande circulação de pessoas

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 16/06/2020 às 14:00   |   Imprimir

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na terça-feira (16) a primeira fase do programa “Testa São Luiz”. O projeto busca verificar, por meio de testes rápidos, quantos moradores do município já desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus. As equipes da Secretaria de Saúde iniciaram as visitas nos comércios do município com grande circulação de pessoas, como mercados, postos de combustíveis, farmácias, entre outros.

O biomédico da secretaria, Günther Sott, ressalta os objetivos do projeto. “A ideia inicial é testar 1% da população são-luizense, aproximadamente 340 pessoas, para estabelecer um parâmetro epidemiológico do grau de disseminação do vírus no município por pessoas assintomáticas. Começamos nos locais onde existe maior risco de circulação do coronavírus. A primeira fase da iniciativa irá realizar 80 testes sorológicos, os quais verificam se o paciente já desenvolveu anticorpos para o vírus”.

Além dos testes, a pessoa que realizar o exame também responde um breve questionário. Os dados fornecidos pelos voluntários não serão divulgados. A segunda fase da mobilização irá aplicar 260 testes rápidos para COVID-19. Os testes serão divididos proporcionalmente entre as pessoas atendidas pelas ESFs e unidades de saúde do município.

PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (inclusive em festas familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usem lenços descartáveis ou cubram a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga