Prefeitura Municipal promove a ação “Testa São Luiz”

• Na primeira etapa, iniciativa irá realizar testes rápidos em profissionais que atuam em locais com grande fluxo de pessoas

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 12/06/2020 às 13:42   |   Imprimir

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o projeto “Testa São Luiz”. A proposta deverá testar 340 pessoas para COVID-19, com o objetivo de verificar quantos moradores do município já desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus.

Os trabalhos iniciam no dia 16 junho (terça-feira), mês de aniversário do município. Na primeira etapa, 80 testes rápidos serão realizados em pessoas selecionadas que trabalham em locais com grande fluxo de pessoas como bancos, lotéricas, farmácias, supermercados, postos de gasolina, frigorífico, unidades de saúde, Lar do Idoso, restaurantes localizados próximos às rodovias, entre outros.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, esclarece detalhes sobre a primeira etapa do projeto. “Em cada local, uma pessoa que tem mais contato com o público será escolhida para participar da testagem. Caso aceite, a pessoa responderá um breve questionário e também terá uma gota de sangue coletada para realizar a pesquisa de anticorpos. Se o resultado for positivo, a pessoa será orientada sobre as medidas a serem tomadas e será mantido contato com pessoas próximas a ela”.

A segunda etapa da iniciativa irá testar 260 pessoas. A escolha ocorrerá por meio de estudo estatístico e epidemiológico, o qual será realizado pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que as pessoas usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (inclusive em festas familiares); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usem lenços descartáveis ou cubram a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde