Situação da COVID-19 pautou reunião com a 12ª CRS

• Município foi parabenizado pelo controle na disseminação do vírus

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 05/06/2020 às 14:59   |   Imprimir

Na última quinta-feira (4), o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, esteve reunido com o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Iury Sommer Zabolotsky. A pauta do encontro foi a situação da COVID-19 no município. A reunião contou com a participação da secretária de Saúde, Clari Ramborger; do coordenador do Setor de Planejamento da 12ª CRS, Rodrigo Reis; da coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé e da assessora Cláudia Lago.

Na ocasião, o coordenador parabenizou o município pelas ações de prevenção e combate ao COVID-19, o qual apresenta uma situação estável desde o surgimento do primeiro caso. Zabolotsky ressaltou o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Saúde e do comitê técnico de combate ao vírus, os quais atuam de forma ágil no isolamento de casos confirmados de COVID-19 e na investigação epidemiológica. Até o momento, dez casos da doença foram registrados no município, sendo dois confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) e oito por testes rápidos. Dos pacientes diagnosticados com o vírus, nove estão recuperados.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, reforça a importância do apoio da comunidade na luta contra o coronavírus. “Em um momento de crise como o atual, é preferível pecar por excesso. Seguimos precisando do apoio e do bom senso da população, a qual em sua maioria tem sido muito consciente da importância das ações individuais para a saúde do coletivo. Aproveito para parabenizar o trabalho que a Secretaria de Saúde, Hospital São Luiz Gonzaga e os profissionais da saúde têm realizado para a prevenção da doença em nosso município”, destacou.

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga reforça o pedido para que as pessoas usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações (inclusive em festas familiares, em virtude do número expressivo de casos contraídos nos domicílios); mantenham a distância mínima de dois metros entre pessoas; realizem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao espirrar ou tossir, usar lenços descartáveis ou cobrir a boca e o nariz com o antebraço, entre outras ações a fim de evitar a disseminação do vírus.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga