Comitê de Saúde visita o Frigorífico Estrela

• Atividade buscava verificar as medidas adotadas pela empresa para a prevenção da COVID-19

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 04/05/2020 às 12:03   |   Imprimir

Devido problemas registrados em frigoríficos de outras regiões do Rio Grande do Sul, integrantes do Comitê de Saúde realizaram uma visita, na semana passada, ao Frigorífico Estrela de São Luiz Gonzaga. A comitiva era integrada pela secretária de Saúde, Clari Ramborger; pela coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé e pela enfermeira coordenadora da ESF Ramona Gonçalves Ferreira, Aline Moraes, a qual buscava analisar o trabalho de prevenção ao COVID-19 realizado pela empresa.

A visita do comitê ao frigorífico foi acompanhada pelo gerente da unidade de São Luiz Gonzaga, Diegho Ribeiro; pelo médico do trabalho, Fernando Cavalheiro; pela engenheira de Segurança do Trabalho, Michelle Nunes de Carvalho e pela responsável pelo Setor de Recursos Humanos, Nathália Inocente.

As representantes receberam uma cópia do plano de contingencia do coronavírus desenvolvido pelo Frigorífico Estrela. Entre as medidas adotadas, é verificada a temperatura do funcionário antes de entrar na empresa e realizada a limpeza dos calçados com hipoclorito de sódio e das roupas por meio de um túnel pelo qual os funcionários passam sendo borrifado um produto desinfetante. Também são realizados turnos de serviço para diminuir o número de pessoas dentro das dependências do frigorífico e a dispensa dos trabalhadores que apresentam síndrome gripal para que permaneçam em casa. Os pneus dos veículos são desinfetados antes de ingressarem nas dependências da empresa. O plano inclui ainda a limpeza diária do pátio com cloro, entre outras ações.

Na ocasião, a comitiva da área da saúde entregou a equipe do Frigorífico Estrela um documento com as normas estipuladas pelo Ministério da Saúde e realizou algumas orientações. “O Frigorífico Estrela foi um dos melhores locais que visitados até o momento no que tange a prevenção ao coronavírus. Parabenizo a empresa pelos cuidados, pela estrutura instalada e pela preocupação com a saúde dos trabalhadores”, ressaltou a secretária Clari Ramborger.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Divulgação / Frigorífico Estrela