Descartado caso suspeito de dengue em São Luiz Gonzaga

• Resultados dos exames foram recebidos hoje (29) pela Secretaria de Saúde

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 29/04/2020 às 12:55   |   Imprimir

Um caso suspeito de dengue em São Luiz Gonzaga obteve resultado negativo. O município foi informado hoje (29) pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), de Porto Alegre. A paciente era uma mulher, na faixa dos 30 aos 39 anos, moradora do Bairro Duque de Caxias.

Até o momento, o município registrou um caso importado de dengue (quando a pessoa viaja para outra cidade e acaba contraindo a doença) e um caso autóctone (quando a doença é contraída na cidade onde a pessoa reside). No segundo caso, o paciente também reside no Bairro Duque de Caxias. Ele recebeu acompanhamento médico e está recuperado.  Além da aplicação de veneno no bairro, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga também realizou um mutirão de limpeza na área. A ação buscava eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38,5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A Secretaria de Saúde solicita a comunidade que auxilie no combate ao vetor, eliminando possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti. Entre as medidas, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus abandonados e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; piscinas tratadas adequadamente, entre outros cuidados.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Saúde