Ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti continuam no município

  • Agentes de combate a endemias realizam visitas seguindo orientações do Ministério da Saúde quanto ao COVID-19

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 09/04/2020 às 10:53   |   Imprimir

As medidas de isolamento social são de extrema importância para o combate a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), mas a comunidade também deve estar atenta para evitar outras doenças. Os agentes de combate a endemias (ACE) seguem realizando visitas e verificando os pátios de residência a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela.   

Seguindo orientações de segurança emitidas pelo Ministério da Saúde em virtude do COVID-19, além da utilização de luvas, máscaras e álcool em gel, os agentes não devem entrar nas residências durante as visitas, podendo ser realizada pelos profissionais somente a vistoria na área peri domiciliar (frente, lados e fundo do quintal ou terreno). Até o momento, o município registrou um caso de dengue, no qual as medidas de segurança foram adotadas pela Secretaria de Saúde a fim de evitar o surgimento de mais casos. Porém, a colaboração da comunidade é essencial no combate ao Aedes aegypti.

Mesmo com a proliferação do mosquito sendo maior nos meses mais quentes, ela também ocorre em períodos com temperaturas mais baixas. “Solicitamos a população são-luizense que, ao menos uma vez na semana, realize uma varredura no seu pátio, juntando recipientes que possam vir a se tornar um criadouro, cuidando os pratinhos de plantas, o potinho de água dos animais de estimação, o acúmulo de folhas nas calhas, pneus abandonados, ralos, caixas d’água abertas”, afirmou o coordenador da equipe de Combate a Endemias, Milton Fagundes.

O setor também ressalta a importância de manter garrafas com a boca virada para baixo e piscinas tratadas adequadamente, sem esquecer os ralos de banheiros e as plantas do interior das residências.  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Setor de Combate a Endemias

Foto: Arquivo / Setor de Combate a Endemias