Equipes das unidades de saúde imunizaram mais de 4 mil idosos contra influenza  

  • Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 15 de abril

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 09/04/2020 às 10:44   |   Imprimir

Na terceira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, as equipes das unidades de saúde de São Luiz Gonzaga já imunizaram 4.167 idosos contra a influenza. Desde o início da mobilização, as equipes realizam um roteiro de visitas para imunizar os idosos com 60 anos ou mais nas residências, sem que os mesmos precisem sair de casa. Desde o dia 23 de março, data de início da campanha, também foram imunizados 547 profissionais da área da saúde (pública e privada).    

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, destaca que o objetivo é vacinar todos os idosos. “Seguimos com os roteiros de imunização de acordo com as remessas de vacina recebidas pelo município. Nessa semana, recebemos mais doses na quarta-feira (8), as quais foram distribuídas nas unidades de saúde. Pedimos que os idosos aguardem em suas casas a visita das equipes da Secretaria de Saúde. Nosso objetivo é imunizar a todos até o dia 15 de abril, quando encerra a primeira etapa da campanha. Após o termino dessa fase, inicia a vacinação de mais grupos prioritários, o que não significa que os grupos da primeira etapa não poderão se imunizar gratuitamente após o dia 15”, informa.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Após alterações realizadas pelo Ministério da Saúde, o calendário de imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe irá contemplar os seguintes grupos:

1ª fase (iniciou em 23 de março) – idosos (com 60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde pública e privada;

2ª fase (inicia em 16 de abril) – profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; população privada de liberdade; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários;

3ª fase (inicia em 9 de maio) – professores das escolas públicas e privadas; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga