Idosos serão vacinados contra a gripe nas próprias residências

  • Secretaria de Saúde disponibiliza o número (55) 98439-9690 para sanar dúvidas da população

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 23/03/2020 às 15:00   |   Imprimir

Iniciou hoje (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A primeira etapa da mobilização é destinada a imunização de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde (pública e privada). As equipes das ESFs irão realizar a vacinação dos idosos nas residências, sem que os mesmos precisem se descolar até às unidades de saúde. 

Todos os idosos cadastrados na Rede Básica de Saúde serão imunizados contra a gripe até o dia 16 abril. As equipes de cada ESF irão realizar um roteiro de vacinação em suas áreas de abrangência. “Pedimos que as pessoas com 60 anos ou mais aguardem em suas casas a visita das equipes da Secretaria de Saúde. A iniciativa busca evitar que os idosos saiam pelas ruas, uma vez que são um dos principais grupos de risco do novo coronavírus (COVID-19). Pedimos novamente que fiquem em casa e aguardem a visita das equipes de saúde do município”, ressaltou a secretária Clari Ramborguer.

Para sanar dúvidas da população quanto a vacinação e ao novo coronavírus, a Secretaria de Saúde disponibiliza o número (55) 98439-9690. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas até às 22 horas.

CALENDÁRIO

Integram o grupo prioritário da campanha, os idosos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses até seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, mediante apresentação do documento que comprove a data do parto); trabalhadores da área de saúde públicos e privados; professores de escolas públicas e particulares; adultos de 55 a 59 anos; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (mediante prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina - CID-10); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e profissionais de forças de segurança e salvamento.

Os grupos alvo serão vacinados obedecendo ao calendário elaborado pelo Ministério da Saúde:

23 de março – idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde;

A partir de 16 de abril – professores e profissionais das forças de segurança e salvamento;

A partir de 9 de maio – crianças, grávidas, doentes crônicos e de mais públicos que estão no grupo prioritário. 

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga