Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia na segunda-feira

  • Primeira etapa será destinada a imunização de idoso com mais de 60 anos e profissionais da saúde

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 18/03/2020 às 11:11   |   Imprimir

Nesta segunda-feira, 23 de março, inicia mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste ano, devido aos casos do novo coronavírus no Brasil, a mobilização foi antecipada.

PÚBLICO-ALVO

Além da data, a campanha terá mais alterações. Adultos de 55 a 59 anos poderão realizar a vacina nos postos de saúde (antes, o imunizante era oferecido a partir dos 60 anos). O grupo prioritário de indivíduos que devem realizar a vacina gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também é composto por: idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses até seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, mediante apresentação do documento que comprove a data do parto); trabalhadores da área de saúde públicos e privados; professores de escolas públicas e particulares; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (mediante prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina CID-10); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e profissionais de forças de segurança e salvamento.

CALENDÁRIO

A população será vacinada obedecendo ao calendário elaborado pelo Ministério da Saúde para cada grupo especifico:

23 de março – idosos com mais de 60 anos e profissional da saúde;

A partir de 16 de abril – professores e profissionais das forças de segurança e salvamento;

A partir de 9 de maio – crianças, grávidas, doentes crônicos e de mais públicos que estão no grupo prioritário.

No momento da imunização, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS.  O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe ocorrerá em 9 de maio, sábado. “A meta é vacinar 90% do público-alvo e para isso precisamos do empenho de todos. Ao tomar sua dose, você não apenas se protege, como impede que o vírus da influenza circule mais facilmente por toda a comunidade. Fique atento às datas e orientações e, se pertencer aos grupos prioritários, procure um posto de saúde”, ressaltou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.  

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Saúde

Foto: Arquivo