SEMSA desenvolve plano de contingência para o coronavírus no município

• Documento visa orientar todas as ações no município, definindo objetivos e metas

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 06/03/2020 às 11:09   |   Imprimir

Os gestores e profissionais de saúde em São Luiz Gonzaga têm acompanhado a disseminação do coronavírus (Covid-19) e o aumento contínuo de casos pelo mundo. Com a confirmação de casos no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de prevenção e contenção do vírus.

No dia 13 de fevereiro, antes da confirmação do primeiro caso no país, a pasta promoveu uma capacitação para os funcionários da saúde do setor público e privado. A formação ocorreu no salão de atos do Centro de Saúde Lourivaldino Furtado e foi ministrada pelo médico infectologista Sérgio Davi Jaskuski, o qual trouxe informações sobre o vírus e sanou dúvidas dos participantes.

Na última terça-feira (3), também no Centro de Saúde, foi realizada uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O encontro buscava orientar os profissionais quanto a prevenção da doença e também para a divulgação de informações as famílias durante as visitas. “Trabalhamos com a prevenção para que o vírus não se dissemine na comunidade. Caso venha ocorrer, estamos capacitando os profissionais para a identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de infecção humana pelo Covid-19 de modo a diminuir os riscos de transmissão”, destacou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.

PREVENÇÃO

Assim como em outros casos de infecções respiratórios, alguns cuidados básicos são indicados. Entre eles: evitar o contato com pessoas com infecções respiratórias agudas; lavar as mãos com água e sabão a cada duas horas (quando utilizar transporte coletivo ou chegar em casa é necessário lavá-las novamente), se não for possível usar água e sabão, utilizar álcool em gel; evitar passar as mãos no rosto; cobrir a boca ao tossir ou respirar; usar lenços de papel descartáveis e manter ambientes arejados.

SINTOMAS

A população também precisa estar atenta sobre as situações, os sinais e os sintomas que podem indicar suspeita de contaminação pelo coronavírus.

Situação 1: Febre + pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) + histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 2: Febre + pelo menos um sinal ou sintoma respiratório + histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório + contato próximo de caso confirmado de coronavírus (Covid-19) em laboratório nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Ao definir um caso como suspeito, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima e proceder com o isolamento do paciente, por meio da colocação de máscara cirúrgica e segregação em área com pouca ou nenhuma circulação de pessoas.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Considerando as atribuições da Secretaria de Saúde, foi elaborado o Plano Municipal de Contingência para Coronavírus (Covid-19), o qual será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Saúde. O documento visa orientar todas as ações no município, definindo objetivos e metas, seguindo os componentes do Plano de Contingência Estadual e as orientações do Ministério da Saúde. São atribuições da pasta:

– Organização do fluxo assistencial dos casos prováveis de coronavírus, incluindo regulação;

– Notificação de casos suspeitos;

– Investigação epidemiológica de casos notificados, surtos e óbitos;

– Busca ativa de casos nas unidades de saúde;

– Coleta e envio aos laboratórios de referência de amostras clínicas de suspeitos para diagnóstico e/ou isolamento viral;

– Análise e retroalimentação dos dados às unidades notificantes;

– Divulgação de informações e análises epidemiológicas sobre a doença de acordo com o estabelecido com o Estado;

– Gestão dos estoques municipais dos insumos padrão;

– Coordenação e execução das atividades de educação em saúde e mobilização social no âmbito municipal;

– Capacitação de recursos humanos para execução das ações de assistência e Vigilância em Saúde;

– Estruturação dos núcleos de apoio como Hospital São Luiz Gonzaga, laboratórios, Vigilância em Saúde, Serviços de Vigilância em Saúde (SVS) municipais e Coordenação de Atenção Primária, agregando as ações de vigilância de casos e laboratorial.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Divulgação / SEMSA