Novos veículos são destinados para a Vigilância em Saúde

• Van e caminhonete irão reforçar as ações do Setor de Combate a Endemias

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 07/01/2020 às 09:16   |   Imprimir

Novos veículos irão auxiliar no trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde no município, em especial, pelo Setor de Combate a Endemias. Entre os veículos adquiridos recentemente pela Secretaria de Saúde – com recursos do Fundo Municipal de Saúde – uma van (no valor de R$ 119.800,00) e uma caminhonete (R$ 74.400,00) foram destinadas ao Setor de Combate a Endemias.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, destacou o trabalho realizado pelos agentes. “Se a situação no município está controlada, sem surtos de doenças como a dengue, se deve a atuação dos agentes junto a comunidade, seja realizando vistorias, panfletagens ou palestras de conscientização nas escolas. Esperamos que esses veículos auxiliem no serviço realizado, contando também com a colaboração da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti”.

O secretário de Saúde, Valmir Silveira, também ressaltou a importância da atuação dos profissionais. “Os novos veículos só irão somar ao trabalho de prevenção realizado na cidade e no interior do município. Sabemos que o cotidiano dos agentes de Combate a Endemias não é fácil, mas é um trabalho essencial para a saúde da comunidade, agindo junto a população para evitar o registro de casos de doenças, como a dengue”, afirmou.

Os agentes de Combate a Endemias também receberam novos uniformes para a identificação junto a comunidade. Para a agilidade do serviço, o município conta com um Laboratório de Entomologia, o qual realiza a análise de larvas de mosquito e verifica se estão contaminadas ou não. Antes, as amostras eram enviadas para Santo Ângelo. Além de São Luiz Gonzaga, o laboratório atende mais cinco municípios da região.

Nos últimos meses, a frota da Secretaria de Saúde também recebeu um reforço para atender a comunidade. Ao todo, foram adquiridas três ambulâncias (no valor total de R$ 479.997,00), três vans (total de R$ 359.400,00) e duas caminhonetes (R$ 148.800,00), um investimento de R$ 988.197,00.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga