Caminhada de valorização da vida chamou a atenção para a prevenção ao suicídio

  • Atividade ocorreu na última sexta-feira (27) e reuniu cerca de 200 pessoas

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 30/09/2019 às 15:30   |   Imprimir

Com cartazes e balões amarelos, aproximadamente 200 pessoas participaram da caminhada de valorização da vida alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A atividade foi promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II – Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, partindo do Materno Infantil até a Prefeitura de São Luiz Gonzaga. O trajeto da caminhada, ocorrida na última sexta-feira (27), incluiu ruas de grande movimento, chamando a atenção da comunidade para o tema.

Em frente à sede do Executivo Municipal, o secretário de Saúde, Valmir Silveira e a coordenadora do CAPS II, Ionara Comparsi de Morais, entregaram ao vice-prefeito Mário Trindade; ao presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Flach Werle; e a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, um documento solicitando a criação de projeto de lei para inclusão da Campanha Setembro Amarelo no calendário oficial de eventos do município. “É nosso dever trabalhar para que temas como a prevenção ao suicídio, assunto de saúde pública, sejam discutidos na nossa comunidade e que as pessoas saibam onde buscar apoio. Parabenizamos a Secretaria de Saúde e o CAPS II pela iniciativa e a todos que participaram da caminhada de valorização da vida”, afirmou o vice-prefeito.

A coordenadora do CAPS II, Ionara Comparsi de Morais, avaliou a caminhada como positiva. “As pessoas estão pesquisando sobre o tema e entendendo a grande preocupação que existe em torno dos índices de suicídio no Brasil. A caminhada foi muito importante, chamou a atenção das pessoas, transmitindo uma mensagem positiva, de esperança. Ressaltamos também a receptividade do Executivo e do Legislativo Municipal, os quais garantiram que o projeto de lei será encaminhado para a apreciação dos vereadores”.  

O CAPS II agradece a presença de todos que participaram da caminhada. Agradecimentos também a Prefeitura de São Luiz Gonzaga; equipe da Secretaria de Saúde e das unidades de saúde; 12ª Coordenadoria Regional de Saúde; Conselho Tutelar; Brigada Militar; 2º Pelotão de Bombeiro Militar de São Luiz Gonzaga; Felipe Lunardi – Propaganda e Marketing Direto; Hospital de São Luiz Gonzaga; Escola Municipal Boa Esperança (com a turma do 5º ano, que desenvolve o projeto “E se fosse comigo?”); 32ª CRE; Escola Estadual Prof. João Aloisio Braun e o Instituto Prof. Osmar Poppe (que desenvolvem projetos de valorização da vida); Interact e Rotaract; Grupo SOS Coluna; SEG São Luiz Gonzaga (com o curso de técnico em enfermagem) e a imprensa local.  

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga