Projeto “E se fosse comigo?” integrou a programação do Setembro Amarelo em Porto Alegre

• Trabalho foi um dos selecionados no Rio Grande do Sul para representar o Programa Saúde na Escola (PSE) no evento

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 12/09/2019 às 09:34   |   Imprimir

No último dia 27, o projeto “E se fosse comigo?”, da EMEF Boa Esperança, integrou as atividades do seminário “Autolesão e Comportamento Suicida na Infância e Adolescência: Prevenção e Pósvenção”. O seminário faz parte de uma série de atividades do Setembro Amarelo, realizadas pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, as quais começaram em agosto e seguem até início de outubro, buscando a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

O trabalho integrou o painel “Compartilhando experiências de promoção da vida e prevenção do suicídio na infância e adolescência”, realizado no teatro do Prédio 40 da PUC RS. O painel contou com a participação da coordenadora do projeto, professora Sílvia Regina de Oliveira Santos, acompanhada pela coordenadora municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) na Secretaria de Saúde, Viviane de Paula e pelo diretor da Escola Boa Esperança, Nilton Souza de Matos. O “E se fosse comigo?” foi um dos dois trabalhos desenvolvidos dentro do PSE no Rio Grande do Sul escolhido para participar do painel, relatando experiências de promoção da cultura de paz e prevenção das violências.

O projeto “E se fosse comigo” é desenvolvido com os alunos do 5º ano da Escola Boa Esperança. A iniciativa trabalha a empatia com os estudantes. “Acredito que a escola é um espaço rico de aprendizagens voltadas para melhor qualidade de vida das pessoas. O projeto está resgatando atitudes de cooperação, participação, sensibilidade, responsabilidade, tolerância e comprometimento. Saber que respeitar as diferenças é fundamental e reconhecer que a paz é uma conquista diária e que só conseguiremos nos colocando no lugar do outro. Se conseguirmos exercitar a capacidade da empatia, vamos melhorar nossa convivência na escola, na família e sociedade”, ressaltou a professora Sílvia de Oliveira Santos.

O seminário “Autolesão e Comportamento Suicida na Infância e Adolescência: Prevenção e Pósvenção”, contou também com o apoio de várias áreas da Secretaria Estadual da Saúde (SES), secretarias estaduais (Educação, Segurança Pública, Administração Penitenciária e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e entidades não governamentais (como o Centro de Valorização da Vida e a Cruz Vermelha).

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Semede