Projetos do PSE em São Luiz Gonzaga integram Mostra Regional de Saúde

• Evento ocorreu em Santo Ângelo, no Teatro Municipal Antônio Sepp

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 16/08/2019 às 16:16   |   Imprimir

Desde sua nova implantação em São Luiz Gonzaga, em 2017, o Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolve com sucesso ações que integram saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Na semana passada, três projetos desenvolvidos dentro do PSE representaram São Luiz Gonzaga na “Mostra Regional de Saúde – Vivências que dão certo”, promovida pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) em Santo Ângelo.

A mostra contou com um total de 70 trabalhos de 24 municípios, com o objetivo de compartilhar e valorizar as iniciativas e ações em saúde desenvolvidas nos municípios de abrangência da coordenadoria. Pelo PSE em São Luiz Gonzaga, a Secretaria de Educação e Esporte (SEMEDE) apresentou dois trabalhos. O “Semana Saudável Altamiro - A Festa das Cores”, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Altamiro da Silva. A proposta abordou e discutiu práticas que promovam a saúde da criança em todos os aspectos, abordando com os alunos assuntos como higiene corporal, cuidados e respeito com o corpo, prática de atividades físicas, alimentação saudável, entre outros, abordando cada dia da semana um tema relacionado à saúde.

Também participou da mostra o projeto “E se fosse comigo?”, desenvolvido com os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Esperança, com a coordenação da professora Sílvia Regina de Oliveira Santos. Entre os objetivos do trabalho, está resgatar atitudes de cooperação, participação, sensibilidade, responsabilidade, tolerância e comprometimento com a comunidade escolar; fazer com que os educandos adquiram hábitos, atitudes para melhorar a convivência na escola, na família e sociedade e exercitar a capacidade de se colocar no lugar do outro em diferentes situações (empatia).

Pela 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), integrou a mostra o projeto “Direitos Humanos na Escola”, desenvolvido pelo professor Ricardo Ferreira Bernardo, o qual visa levar aos estudantes reflexões e debates sobre a temática. O trabalho também busca a prevenção da violência no ambiente escolar, atendendo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas estaduais de São Luiz Gonzaga e região.

A coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Viviane de Paula Santos Carvalho, parabenizou os educandários estaduais e municipais pelos trabalhos realizados. “Estamos muito satisfeitos com os projetos desenvolvidos dentro da proposta do PSE, mostrando que o programa está consolidado em nosso município e promovendo ações positivas em diversas escolas e junto a comunidade. Aproveito para parabenizar os alunos e professores que se dedicaram para a realização desses excelentes trabalhos e pela brilhante participação na Mostra Regional de Saúde”, afirmou.

No município, o PSE conta com a atuação do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM), formado pelas coordenadoras Viviane de Paula (Secretaria de Saúde), Fernanda Oliveira (Secretaria de Educação e Esporte) e Rosimeri Nascimento Martins (32ª CRE). O programa possui 12 temas prioritários: atualização vacinal dos estudantes; alimentação saudável e prevenção a obesidade; ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; avaliação de saúde bucal; saúde ocular; avaliação da saúde auditiva e desenvolvimento da linguagem; prevenção de violência e acidentes; identificação de sinais de agravo de doenças em eliminação; prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas; realização de atividades físicas e de lazer; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e orientações sobre o direito sexual e reprodutivo.

SECRETARIA DE SAÚDE

A equipe do serviço de fisioterapia da Secretaria de Saúde também participou da Mostra Regional de Saúde. A fisioterapeuta Ana Carla Ribas Zanini e os estagiários Marana Scalco e Andrews Araújo expuseram o trabalho “Auriculoterapia e sua contribuição em quadros álgicos”. A auriculoterapia é uma técnica oriental de tratamento que se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa. A técnica promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados no pavilhão auricular (orelha) que resultam em reações nos órgãos e sistemas do corpo.

A técnica foi utilizada no atendimento de 58 pacientes, ocasião em que verificou-se a eficácia na diminuição dos quadros de dor relatados pelos usuários do serviço de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, atuando no físico e emocional do paciente, sendo aceita como um complemento ou tratamento alternativo de cura e prevenção de doenças.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / PSE