Após Dia D, índice de imunização contra a gripe atinge 62,89%

  • Meta da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é vacinar 90% do público alvo

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 07/05/2019 às 09:13   |   Imprimir

O sábado (4) foi de mobilização nas unidades de saúde do município. No dia, as equipes realizaram a imunização do público alvo durante o Dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – após o Dia D – 62,89% do público alvo foi imunizado, o equivalente a 8.247 doses aplicadas desde o início da campanha, no dia 10 de abril. Em uma análise por grupo prioritário, 73,70% dos idosos foram imunizados; 58,14% dos professores; 44,49% dos doentes crônicos; 64,32% dos trabalhadores da saúde; 68% das gestantes e 100% das puérperas (superando a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde).

Quanto as crianças, 55,45% das maiores de seis meses e menores de dois foram imunizadas (total de 402 doses aplicadas). Já a cobertura vacinal das crianças maiores de dois anos e menores de cinco anos de idade é de 62,93% (769 doses aplicadas). Das crianças de cinco anos de idade, foram imunizadas 73,33% (319 doses aplicadas). “Observamos que a adesão dos menores de dois anos é inferior às outras faixas etárias. Pedimos aos pais ou responsáveis que se dirijam as unidades de saúde para a imunização dos pequenos. A prevenção é fornecida gratuitamente e é de fácil acesso, resultando em benefícios para a saúde das crianças”, afirmou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan.  

O público alvo da campanha são pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde (de acordo com o Conselho Nacional de Saúde); professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; profissionais das forças de segurança e salvamento.

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Saúde