Vacinação contra a gripe iniciou priorizando crianças e gestantes

  • A partir do dia 22, campanha será aberta a todos os grupos prioritários

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 11/04/2019 às 10:21   |   Imprimir

Na última quarta-feira (10), iniciou a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Diferente da edição anterior, a mobilização deste ano é realizada em etapas. De 10 a 18 de abril, serão vacinadas as crianças (na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A partir do dia 22, a campanha será aberta aos de mais grupos prioritários. 

Segundo a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, o município superou a meta da campanha de vacinação em 2018, imunizando 8.367 pessoas (o equivalente a 93,68% do público alvo). Porém, analisando por grupo prioritário, o município não atingiu a meta na vacinação de crianças (66%) e gestantes (67,96%). A situação se repetiu em diversas cidades, o que resultou em alterações na campanha. “A situação nos deixa apreensivos, sendo a imunização fundamental para formar uma barreira contra o vírus. No Rio Grande do Sul, já foram registrados óbitos em decorrência do vírus Influenza. Por isso, solicitamos as gestantes que aproveitem a primeira etapa da campanha e realizem sua vacina e também pedimos aos pais ou responsáveis que tragam as crianças de seis meses a seis anos incompletos para serem imunizadas”, destacou a enfermeira.   

PÚBLICO ALVO

Assim como no ano passado, a meta do município é vacinar 90% dos grupos de risco. O público alvo da campanha são indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Para as crianças, também será realizada a revisão do cartão de vacinação, sendo essencial apresentar o cartão SUS e a carteirinha de vacinas.   

LOCAIS

As ESFs com Sala de Vacina estarão imunizando à sua população. O Centro de Saúde efetuará apenas a vacinação das crianças e gestantes da ESF Centro. Já os adultos e idosos da área deverão receber a dose da vacina na ESF Centro. As crianças da ESF Ramona (a qual não possui Sala de Vacina) serão vacinadas na ESF Agrícola, já os idosos e adultos devem se dirigir ao ESF da área.

A equipe do Centro de Saúde também realizará a vacinação do público alvo no interior do município. Confira o roteiro: 

22 de abril (segunda-feira)

8 horas – Rincão dos Vieira (na casa do agente de saúde Rodrigo)

9h30min. – Rincão dos Pintos (posto de saúde com Rodrigo)

11 horas – Assentamento São Sebastião (com o agente de saúde Getúlio)

13h30min. – Capela São Paulo e Restinga Seca (com a agente de saúde Ilone)

23 de abril (terça-feira)

8 horas – Assentamento Campos do Pontão (na sede da localidade)

9 horas – Rincão dos Santana (na EMEF João XXIII com a agente de saúde Marcele)

13h30min. – Pontão de Santa Maria (com a agente de saúde Edilse)

24 de abril (quarta-feira)

8 horas – Assentamento Sepé Tiaraju e Palma (com a agente de saúde Nina)

13h30min. – Limoeiro e Assentamento 28 de Maio (na sede da localidade com os agentes de saúde Giane e Ronaldo). 

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Saúde  

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga