Novo prédio da ESF Alberto Henrich é inaugurado

• Solenidade ocorreu na quinta-feira (27), com a participação de autoridades, familiares do homenageado e da comunidade

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 28/12/2018 às 14:27   |   Imprimir

Aguardada pelos moradores do Bairro Presidente Vargas, a inauguração da nova estrutura da ESF Alberto Henrich ocorreu na quinta-feira (27). A solenidade, marcada por muita emoção, contou com a participação de autoridades, equipes da Secretaria de Saúde e da unidade, familiares do homenageado e da comunidade.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Valmir Silveira, ressaltou a satisfação de entregar as novas instalações da ESF para comunidade, buscando sempre oferecer o melhor atendimento possível. Representando a família, o filho de Alberto Henrich, Antônio dos Santos Henrich, agradeceu a homenagem. “Tenho certeza que meu pai ficaria muito feliz com essa homenagem. Ele era uma pessoa íntegra e que trabalhou em prol da comunidade, dando o primeiro passo para a construção da sede da associação de moradores. Este novo local é uma benção para o nosso bairro! Temos excelentes profissionais e o prédio só vem a agregar ao trabalho. A comunidade com certeza agradece e nós, como família, agradecemos a homenagem”.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brodani, parabenizou a família do homenageado Alberto Henrich e ressaltou o trabalho realizado para possibilitar a construção da nova unidade de saúde. “É muito importante dar continuidade ao trabalho realizado por gestões anteriores. Tive o prazer de ser o sucessor do ex-prefeito Junaro e concluir esse projeto. Quanto ao homenageado, os moradores sabem o quanto ele se dedicou para iniciar a construção da sede da associação, unindo também a comunidade aqui do bairro. Tenho certeza que o seu Alberto está feliz com essa homenagem”.

Entre os presentes no ato de inauguração, o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Yuri Sommer Zabolotsky; o presidente da Câmara de Vereadores, Reni Rodrigues Lopes; o vice-prefeito Mário Trindade; a primeira-dama Maria Lurdes Brondani; os secretários municipais Ivanir Coimbra (Obras) e Pedro Heck (Fazenda); o ex-prefeito e assessor jurídico do município, Junaro Rambo Figueiredo; os vereadores Ana Barros, Paulo Cesar Trindade Garcia, Maria de Lourdes Matzenbacker e Edmar Matos; a esposa do homenageado, Ilva dos Santos Henrich e os filhos, Edison dos Santos Henrich e Antônio dos Santos Henrich.

INVESTIMENTO

A construção da nova unidade de saúde iniciou na gestão do ex-prefeito Junaro Figueiredo e foi concluída pela atual Administração Municipal. A obra foi realizada com recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) no valor de R$ 408 mil e contrapartida do município de R$ 75.059,41, totalizando um investimento de R$ 483.059,41.

A unidade atende mais de duas mil pessoas do Bairro Presidente Vargas e parte do Bairro Monsenhor Wolski, além de atender semanalmente famílias de São Lourenço e mensalmente famílias da localidade de Laranja Azeda. A equipe da ESF Alberto Henrich é composta por seis agentes de saúde, duas técnicas em enfermagem, uma enfermeira, uma médica e uma auxiliar administrativa. Em 2019, a unidade também contará com uma equipe de saúde bucal.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga