Ações do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti ocorrem nesta sexta-feira

• Atividade foi antecipada, atendendo informativo da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 29/11/2018 às 11:01   |   Imprimir

Buscando unificar as ações do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti na região, a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) enviou aos municípios um informativo sobre o Dia D de combate ao vetor, o qual ocorre nesta sexta-feira, 30 de novembro. A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Combate a Endemias, optou por antecipar a atividade que seria realizada na segunda-feira, 3 de dezembro, para esta sexta-feira.

O Dia de Combate ao Aedes aegypti – celebrado no domingo, 2 de dezembro – busca chamar a atenção da comunidade sobre a importância da prevenção e eliminação de focos do mosquito, vetor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Amanhã, a partir das 8h30min, os agentes de combate a endemias realizam na Praça da Matriz um trabalho de panfletagem e instrução aos pedestres e motoristas. “Com o calor, o índice de proliferação do mosquito aumenta, por isso ações de prevenção junto a comunidade são muito importantes. Precisamos do apoio de todos! Somente o trabalho conjunto entre os profissionais da área e a população possibilitará reduzir a probabilidade de uma epidemia em nosso município”, afirmou o coordenador da equipe de Combate a Endemias, Milton Fagundes.

Em outubro, no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAA), o qual define o Índice de Infestação Predial (IIP), o percentual registrado foi de 1,9%, o que caracteriza um risco médio de epidemia no município. De janeiro a outubro deste ano, os agentes de Combate a Endemias realizaram 34.247 visitas, com a eliminação de 674 criadouros e 1.027 depósitos tratados. A cada 15 dias, a equipe vistoria os considerados pontos estratégicos, como sucatas e borracharias. Também foram realizadas diversas palestras de conscientização nas escolas do município, capacitações para os agentes do setor e ações conjuntas com a Polícia Ambiental.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga