Centro de Saúde promove atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

  • Ação ocorre na sexta-feira (30), das 8 horas até às 13 horas, com o apoio do SEG  

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 29/11/2018 às 15:15   |   Imprimir

Em 1988, 1° de dezembro foi definido como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, buscando dar maior visibilidade a prevenção e ao tratamento da doença, além de combater preconceitos existentes sobre o tema. Para marcar a data, a equipe do Centro de Saúde Dr. Lourivaldino Furtado promove uma atividade voltada à conscientização da comunidade sobre a AIDS.

Nesta sexta-feira, 30 de novembro, das 8 horas até às 13 horas, serão realizados na unidade de saúde testes rápidos para HIV e orientações sobre as formas de prevenção e também de tratamento da AIDS. Para realizar o teste, a pessoa deverá apresentar o cartão SUS. A atividade é promovida em parceria com o SEG de São Luiz Gonzaga. “É importante destacar que o Centro de Saúde e todas as unidades de ESF do município possuem testes rápidos de HIV disponíveis à população. Havendo interesse, a pessoa – de posse do seu cartão SUS – pode solicitá-lo na unidade durante os dias de atendimento” informou a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, em 92% das pessoas em tratamento, o HIV atingiu o estado indetectável, ou seja, o paciente não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da AIDS. O SUS também disponibiliza estratégias e tecnologias para a prevenção da infecção pelo vírus, além de ampliar o acesso a informação, ao diagnóstico precoce e ações específicas entre as populações-chaves, as quais apresentam um risco maior de contrair o vírus. “Por meio do tratamento, é completamente viável o paciente soropositivo ter uma vida normal, sem sofrer com os sintomas da doença. A atividade busca prevenir e ajudar esses pacientes, além de levar a população informações verdadeiras sobre a doença”, destacou Patrícia.

AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Ministério da Saúde

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga