Caminhada pela Vida mobilizou a comunidade na busca pela prevenção do câncer

• Atividade ocorreu na última sexta-feira (26) e integrou as atividades do Outubro Rosa no município

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 30/10/2018 às 08:44   |   Imprimir

Na última sexta-feira (26), a comunidade se reuniu para participar da “Caminhada pela Vida”, atividade que integrou a programação do Outubro Rosa em São Luiz Gonzaga. A mobilização foi organizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital São José e Secretaria de Saúde (Semsa), com o objetivo de chamar a atenção para iniciativas de prevenção ao câncer. A atividade contou com a participação de autoridades, alunos, professores, trabalhadores da área da saúde e voluntários.

A caminhada partiu da sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer, na Avenida Senador Pinheiro Machado, passou pela Rua Dr. Edmar Fabrício e seguiu pela Rua Venâncio Aires, em direção a Prefeitura de São Luiz Gonzaga. No local, o vice-prefeito Mário Trindade parabenizou os participantes da “Caminhada pela Vida”, os quais se mobilizaram em prol da prevenção do câncer, em especial do câncer de mama. O vice-prefeito também ressaltou o belo trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer no município, oferecendo apoio aos pacientes e também as famílias.

No último dia 2, ocorreu a abertura oficial das ações do Outubro Rosa no município. Na data, foi promovida uma confraternização na Associação de Moradores do Bairro da Gruta. O evento contou com apresentações artísticas, depoimentos das vitoriosas, sorteio de brindes, além da participação de integrantes do Imama de Três de Maio. No dia 20 de outubro, sábado, foram realizadas mamografias – agendadas pelos ESFs – no Hospital São José. A atividade buscava atender pacientes com difícil acesso ao exame. Ao todo, 24 mamografias foram realizadas. A atividade será promovida novamente nas próximas semanas.

A Secretaria de Saúde, Hospital São José e Liga Feminina de Combate ao Câncer agradecem a participação de todos na “Caminhada pela Vida”. Agradecimentos também a Felipe Lunardi – Propaganda e Marketing Direto – que acompanhou de forma voluntária a caminhada e produziu áudios de divulgação da atividade e de conscientização sobre o câncer – e a Brigada Militar (que auxiliou no percurso realizado pelos participantes).

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga