Agentes comunitários participam de capacitação sobre tuberculose e hanseníase

• Aulas ocorreram nas dependências do SEG, na quarta-feira (12)

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 13/09/2018 às 16:25   |   Imprimir

Com o objetivo de chamar a atenção para ocorrência de doenças infectocontagiosas no município, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica – da Secretaria de Saúde – promoveu uma capacitação sobre tuberculose e hanseníase. As aulas foram ministradas durante a quarta-feira (12), nas dependências do SEG de São Luiz Gonzaga. O público alvo da ação foram os agentes comunitários de saúde do município.

A capacitação foi coordenada pela enfermeira do Centro de Saúde, Patrícia Bressan, com o apoio das técnicas em enfermagem Maria Helena Reichert e Josiane Fanezi. “A capacitação foi muito proveitosa. Os agentes de saúde são o elo entre a população e o sistema de saúde, sendo o nosso objetivo sensibilizar os profissionais quanto as doenças, seus sintomas e a problemática que as envolve. A intenção é continuar a realizar essas atividades com os profissionais para que estes, a partir da sensibilização, tenham um olhar voltado à detecção precoce de casos, com menos danos ao paciente ”, destacou a enfermeira Patrícia Bressan.

A Secretaria de Saúde agradece o apoio do SEG São Luiz Gonzaga – em especial da diretora da unidade, Marli Ourique – pelo apoio no desenvolvimento da capacitação. “As aulas foram ministradas para três grupos de profissionais em horários diferentes, melhorando a dinâmica da capacitação. Agradecemos ao SEG São Luiz Gonzaga pela parceria e por disponibilizar o espaço para a realização das aulas”, ressaltou Patrícia.

DOENÇAS

Embora sejam doenças conhecidas e que possuem tratamento, o Serviço de Saúde encontra dificuldades na captação precoce dos pacientes e na adesão aos respectivos tratamentos, os quais podem durar de seis a 18 meses. A estigmatização dessas doenças também é um fator que prejudica o combate a tuberculose e hanseníase. Tais razões, levaram a epidemiologia municipal a realizar esta ação neste momento.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, porém poucas pessoas adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas. A notificação de casos da doença é compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. A hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade em áreas endêmicas. Já a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Fotos: Divulgação / Secretaria de Saúde