Secretaria de Saúde promove capacitação sobre o combate ao tabagismo

• Atividade contou com a participação dos agentes comunitários de saúde

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 03/09/2018 às 17:36   |   Imprimir

A Secretaria de Saúde promoveu na última semana uma capacitação para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado anualmente em 29 de agosto. Voltada a conscientização da importância de prevenir e combater o tabagismo, a palestra contou com a participação dos agentes comunitários de saúde e foi ministrada pela coordenadora regional do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, a odontóloga Jane Mildner.

A atividade foi realizada no auditório da Escola Estadual Senador Pinheiro Machado e também contou com a participação da coordenadora municipal do programa de controle do tabagismo, Rosane Jacques. A coordenadora interina da Atenção Básica, a enfermeira Águeda Martins Balbé, ressaltou a importância de capacitar os profissionais que atuam nas unidades de saúde. “Para se tornar um aliado no combate ao fumo, o profissional precisa compreender o tabagismo como uma dependência, uma questão que vai além da escolha. Precisamos capacitar nossos profissionais para que consigam realizar esta abordagem”.

Para as pessoas que têm o interesse de parar de fumar, é possível participar do grupo de tabagismo. Os encontros ocorrem semanalmente, às terças-feiras, no Centro de Saúde Lourivaldino Furtado, às 13 horas.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986 e tem como proposta alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do fumo. O objetivo da data é reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode causar a saúde. O tabagismo está ligado à ocorrência de casos de câncer de pulmão e a doenças como infertilidade masculina, enfisema, bronquite, entre outras.

AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde