Município supera meta de vacinação contra o sarampo e a polio

• Secretaria de Saúde agradece os apoiadores da campanha

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 03/09/2018 às 17:38   |   Imprimir

Após um grande trabalho de divulgação, o qual contou com o apoio de muitos voluntários, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo terminou – nos municípios que atingiram a meta da mobilização – na última sexta-feira, 31 de agosto. Em São Luiz Gonzaga, a taxa de cobertura vacinal atingiu 102%, superando os 95% estipulados pelo Ministério da Saúde. A campanha buscava imunizar, de forma indiscriminada, todas as crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, em uma avaliação geral da mobilização, destacou o bom desempenho do município. “Com a participação de todos, foi possível vacinar mais de 95% das crianças e proteger a comunidade dessas doenças. Todos nós, gestores, pais, responsáveis, profissionais de saúde, comunidade, temos que continuar somando forças. É preciso que os pais e responsáveis se conscientizem da importância da vacinação, a qual é um direito da criança protegido por lei. Por meio da vacinação, vamos impedir que doenças já erradicadas retornem ao Brasil”.

A Secretaria de Saúde agradece o apoio da Secretaria de Educação; a participação incansável dos integrantes do Rotaract e Rotary Club e o trabalho dos jovens Kelvin Morais e Stevan Bressan, os quais produziram um vídeo voluntário para a divulgação da campanha. Agradecimentos também ao Conselho Tutelar, o qual deu suporte ao trabalho de busca ativa realizado junto com os agentes de saúde. “Com o quadro nacional de baixas coberturas, São Luiz continuará na linha de trabalho que tem realizado, fazendo a busca ativa das crianças faltosas em parceria com agentes de saúde, escolas e Conselho Tutelar. A vacinação ainda é a melhor forma de proteção contra as doenças e a população tem que se valer desta ferramenta. Todo o pai e mãe que ama seu filho com certeza irá vacinar seu pequeno. A vacinação é um ato de amor”, ressaltou Patrícia.

MOBILIZAÇÃO

Com o índice de vacinação no Rio Grande do Sul um pouco superior a 85%, o Estado ainda não atingiu a taxa estipulada pelo Ministério da Saúde. Por isso, a campanha foi prorrogada, nas cidades que não atingiram a meta, até o dia 14 de setembro. Não é o caso de São Luiz Gonzaga. Porém, o município segue realizando a imunização em todas as Salas de Vacina das unidades de saúde, acolhendo as crianças que ainda não foram imunizadas.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga