Após Dia D, município atinge cobertura vacinal superior a 65%

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, ocorrido no último sábado (18), trouxe uma melhora para os índices de cobertura vacinal do município. Após duas semanas com índices abaixo da média, a consulta no sistema SIPNI-web realizada nesta segunda-feira (20) apontou que o município atingiu a cobertura vacinal de 66,28% para a poliomielite e 65,81% para o sarampo. A meta da campanha é vacinar 95% do público alvo.

Com os resultados, São Luiz Gonzaga está dentro das projeções realizadas pelo Ministério da Saúde, o qual definiu uma taxa de imunização de 62% para o Dia D. A coordenadora do Centro de Saúde, Patrícia Bressan, destacou o apoio recebido para a divulgação da campanha. “Agradecemos ao Rotaract, o qual promoveu diversas ações de divulgação, entre elas uma blitz durante o Dia D; aos voluntários Stevan Bressan e Kelvin Morais, que produziram um vídeo de divulgação da campanha; e a imprensa local por apoiarem a mobilização”.

RESULTADOS

A Coordenação Municipal de Imunizações, em uma análise mais aprofundada do número de doses aplicadas em cada ESF até o Dia D e da estimativa de crianças por área, verificou os seguintes dados:

ESF Duque – 61%

ESF Vila Trinta – 60%

ESF Floresta – 47%

ESF Paz – 59%

ESF Presidente Vargas – 65%

ESF Agrícola e ESF Ramona – 50%

ESF Bairro Mário – 66%

ESF Dr. Chico – 83%

ESF Centro e localidades do interior – 98%

Mesmo com os bons resultados, a coordenadora ressaltou que a mobilização continua. “Antes do Dia D, a cobertura vacinal era de aproximadamente 18%, algo muito preocupante. Conseguimos atingir um bom índice, mas ele não foi homogêneo. Em algumas unidades de saúde as taxas estão abaixo do esperado. Pedimos que os pais ou responsáveis continuem levando às crianças as unidades de saúde para a imunização, garantindo a proteção dos nossos pequenos. A Vigilância Epidemiológica do município investiga casos suspeitos de sarampo, sendo que um caso foi confirmado em março, por isso a vacinação é tão importante!”, afirmou.

A campanha é destinada a crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Para a imunização, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS da criança. O comparecimento, além de beneficiar a saúde das crianças, auxilia o município no alcance de metas, o que contribui para a vinda de recursos que são aplicados na saúde da população. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo encerra no dia 31 de agosto.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga