Sábado é o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

• Unidades de saúde do município estarão abertas das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio-dia

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 17/08/2018 às 09:56   |   Imprimir

Atenção pais ou responsáveis! O sábado, 18 de agosto, será o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Na ocasião, as unidades de saúde do município que possuem Sala de Vacina estarão abertas, das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. O público alvo da campanha são crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta estipulada para o município é de vacinar 95% do público alvo, o que corresponde a 1.705 crianças.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, ressalta que o Dia D busca se adequar a rotina atribulado das famílias. “Os pais ou mães que não podem levar seus filhos durante a semana nas unidades de saúde, têm esse dia que é exclusivo para a vacinação das crianças”. Para a imunização, é preciso apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS da criança. Na ESF Juvenil Lanzini (Centro), que não possui Sala de Vacina, as crianças são imunizadas no Centro de Saúde. Já na ESF Ramona Gonçalves Ferreira, que também não possui a sala, as vacinas são feitas na ESF Agrícola.

DIVULGAÇÃO

Patrícia também destaca o apoio recebido pelo município para a divulgação da campanha. Em um trabalho voluntário, o Rotaract Club visitou 26 escolas de São Luiz Gonzaga, divulgando entre alunos e professores a importância da vacinação.  “Estamos muito felizes com essa parceria! O Rotaract não mediu esforços para divulgar a campanha. Entre as diversas ações, visitaram as escolinhas, conversaram com as crianças, distribuíram bilhetinhos destinados aos pais e neste Dia D, irão realizar uma blitz nas sinaleiras do centro da cidade. Em nome da Secretaria de Saúde, gostaria de agradecer ao Rotaract pela bela iniciativa”.

A coordenadora também agradeceu o trabalho voluntário realizado por Estevan Bressan e Kelvin Morais – os quais produziram um vídeo de divulgação da campanha – e a imprensa local pelo apoio. “São parcerias como essa que nos fazem ter certeza que estamos no caminho certo. Acreditamos que a comunidade está bem informada, o que ainda falta é a população atender esse chamado”.

COBERTURA VACINAL

Mesmo com a grande mobilização para divulgar a campanha, a taxa de cobertura vacinal no Estado está abaixo das expectativas e não atende a projeção realizada pelo Ministério da Saúde para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal. Na primeira semana (de 6 a 12 de agosto), a meta era atingir 16% de cobertura vacinal. Porém, o município vacinou aproximadamente 12%. Na segunda semana, o objetivo era atingir 32%, porém a cobertura vacinal do município ficou em aproximadamente 18%.

A projeção do Ministério da Saúde para o Dia D é atingir 62% de cobertura vacinal.  “Se continuar como está, não vamos conseguir atingir a meta e isso é muito preocupante. Tivemos no município o registro de um caso de sarampo em março e atualmente existem casos suspeitos, os quais estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do RS. Quanto a paralisia infantil, após 30 anos, muitos países vizinhos voltaram a registrar casos de polio. Só estaremos livre das doenças com altas coberturas vacinais. Vacinar é um ato de amor e um direito da criança. O perigo está batendo a porta, por isso vamos nos cuidar e cuidar dos nossos pequenos”. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo encerra no dia 31 de agosto.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Rotaract Club / Divulgação