Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa na segunda-feira

  • Público alvo da mobilização são crianças de um ano até cinco anos incompletos

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 02/08/2018 às 11:33   |   Imprimir

Inicia na segunda-feira (6) mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. O público alvo da mobilização são crianças de um ano até cinco anos incompletos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. O Dia D da campanha será realizado em 18 de agosto, sábado, quando as unidades de saúde estarão abertas para atender a comunidade. A meta do município é vacinar 95% do público alvo, o que corresponde a 1.705 crianças. 

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, ressalta que atingir a meta é importante para evitar novos casos da doença. “A alta cobertura vacinal é necessária para se evitar que novos casos de sarampo apareçam no país. Neste ano, casos da doença foram registrados em cidades de seis Estados do Brasil, inclusive em nosso município, que felizmente foi controlado. Mesmo assim, não podemos permitir que a doença avance. Existem muitos boatos sobre a vacinação, criando resistência em relação às vacinas. As pessoas não devem se preocupar com boatos. A vacinação é segura e casos com contraindicações são minoria e muito específicos. Por isso, reforçamos o pedido para que os responsáveis por crianças entre 12 meses e menores de 5 anos aproveitem a campanha para imunizar os pequenos”, afirma.

Para a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS da criança. Somente as ESFs com Sala de Vacina estarão vacinando. Cada unidade de saúde possui a listagem nominal de crianças pertencentes à área de abrangência para que o processo ocorra de forma organizada. Na ESF Juvenil Lanzini (Centro), que não possui Sala de Vacina, as crianças serão vacinadas no Centro de Saúde. Já na ESF Ramona Gonçalves Ferreira, que também não possui a sala, as vacinas serão feitas na ESF Agrícola. Crianças portadoras de HIV, filhos de pais com HIV ou imunocomprometidas precisam de avaliação médica prévia para a imunização. Nestes casos, a criança deverá realizar a vacina no Centro de Saúde.  

O Rotaract está auxiliando a Secretaria de Saúde na divulgação da campanha junto às escolinhas da cidade. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo encerra no dia 31 de agosto.

ADULTOS

A enfermeira informa que não ocorre uma campanha de vacinação contra o sarampo específica para adultos (os quais devem ser vacinados conforme a rotina do calendário nacional de vacinação, mantendo a caderneta atualizada). Como a vacina sempre esteve disponível, muitos adultos são imunes a doença.

Patrícia ressalta que a recomendação para pessoas com até 29 anos de idade, é que a caderneta de vacinação possua duas doses da vacina tríplice viral (a qual protege contra sarampo, caxumba e rubéola). Quem possui entre 30 e 49 anos deve ter registrada na caderneta uma dose da vacina tríplice viral. “Se a pessoa não tiver tomado às doses recomendadas, ou não souber se tomou ou não, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para receber orientações, portando a caderneta de vacinação e o cartão do SUS atualizado”.

CASOS

Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a região das Américas livre do sarampo. Porém, neste ano, o vírus voltou a circular em 11 países das Américas. A Venezuela é o país com maior incidência da doença, concentrando 85% dos casos. Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é considerada erradicada do Brasil, tendo o último diagnóstico de pólio no país ocorrido em 1990.  

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Saúde

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde