Secretaria de Saúde promove evento sobre o Agosto Dourado nesta sexta-feira

• Diversas atividades são desenvolvidas nas unidades de saúde durante o mês do aleitamento materno

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 31/07/2018 às 11:18   |   Imprimir

O mês de agosto será de mobilização na Rede Municipal de Saúde para chamar a atenção sobre a importância do aleitamento materno. Nesta sexta-feira (3), a partir das 9h30min, no Salão de Atos da URI São Luiz Gonzaga, a Secretaria de Saúde promove um evento destinado à sensibilização dos profissionais que atuam nas ESFs sobre a necessidade do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê.

O evento integra as ações da 26ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (que ocorre de 1º a 7 de agosto), a qual neste ano possui o slogan ‘Amamentação – a base da vida’. Na ocasião, os médicos Luís Grings, Norma Dutra Benevenuti e Helena Martins Balbé; a dentista Rochele Schnorrenberger; a psicóloga Tanise Melo Mentges e a nutricionista Suzane Crestani, irão conversar com os profissionais sobre o tema. Devido a realização do evento, na sexta-feira, as unidades de saúde realizam o atendimento a população das 7 horas até às 9 horas, retornando no período da tarde, a partir das 13 horas.

A coordenadora interina das Estratégias Saúde da Família (ESFs), a enfermeira Águeda Martins Balbé, ressalta a importância do Agosto Dourado. “A amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos. Por meio da Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, foi instituído que agosto é também o Mês do Aleitamento Materno. Assim como outras mobilizações que possuem cores representativas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o mês escolhido para a mobilização recebeu o nome de Agosto Dourado, uma vez que a amamentação materna vale ouro”, informa.

Durante o mês de agosto, são promovidas nas unidades de saúde atividades de conscientização sobre o tema. As ESFs estão decoradas para chamar a atenção da comunidade sobre a importância deste alimento na vida das crianças. O médico Luís Grings também realiza visitas nas unidades de saúde, ministrando palestras para a população sobre o aleitamento materno.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto de capa: Reprodução / Elo 7