Combate a Endemias solicita apoio da comunidade contra a proliferação do Aedes aegypti

• Mosquito é responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 24/07/2018 às 10:30   |   Imprimir

No último dia 13, os agentes de Combate a Endemias de São Luiz Gonzaga executaram um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal. Na ocasião, foi realizado o recolhimento de lixo seco, com destaque para o grande número de recipientes plásticos recolhidos pela equipe no local.

O setor reforça o pedido para que a comunidade são-luizense e regional colabore com a manutenção da limpeza do Cemitério Municipal. A equipe solicita que não sejam colocadas flores contendo envoltórios plásticos que possibilitam o acúmulo de água, proporcionando o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti (vetor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya).

No mês de junho, os agentes de Combate a Endemias realizaram no município o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Ao todo, 2.634 imóveis (entre residências, comércios, terrenos baldios e outros estabelecimentos) foram visitados, estipulando o Índice de Infestação Predial (IIP) do município em 2,22% (o que representa um risco médio de epidemia, mesmo no inverno). “No verão, o índice de proliferação aumenta naturalmente. Somente um trabalho conjunto entre profissionais e a população pode reduzir a probabilidade de uma epidemia futura. Por isso, voltamos a solicitar o apoio da população no combate ao mosquito Aedes aegypti”, ressalta o coordenador da equipe de Combate a Endemias, Milton Fagundes.

PREVENÇÃO

O combate ao Aedes aegypti deve acontecer de forma diária. Entre as ações rotineiras que podem ser adotadas pela população, evitar o acúmulo de água em pneus (os quais devem ser guardados em um local adequado); manter caixas d’água, tonéis e latões fechados; colocar areia em cacos de vidro fixados sobre os muros; manter piscinas tratadas durante todo o ano; realizar a limpeza - com escovação - dos bebedouros de animais; adicionar areia em pratos de vasos de plantas; descartar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras bem fechadas; guardar garrafas vazias com os gargalos para baixo e manter os ralos, canos, toldos e marquises desentupidos.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / Setor de Combate a Endemias