Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias concluem Curso de Vigilância e Controle do Aedes aegypti

• Capacitação foi promovida pela 12ª CRS, em São Miguel das Missões

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 28/06/2018 às 16:22   |   Imprimir

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Saúde, segue investindo na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento a população. Na semana passada, os agentes Comunitários de Saúde e agentes de Combate a Endemias concluíram o Curso de Vigilância e Controle do Aedes aegypti.

A capacitação iniciou em abril, com a promoção da primeira etapa do curso. Realizado em São Miguel das Missões, a capacitação foi promovida pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), por meio da Coordenação Regional de Vigilância Ambiental; Coordenação Regional da Atenção Básica e do Núcleo Regional de Educação de Saúde Coletiva. Para a conclusão do curso, os participantes apresentaram o trabalho desenvolvido na comunidade para o controle do mosquito Aedes aegypti. O trabalho envolveu a realização de atividades educativas, intensificação das atividades de campo e identificação do vetor.

A coordenadora interina das Estratégias Saúde da Família (ESFs), a enfermeira Águeda Martins Balbé, ressaltou a importância de capacitações para os profissionais da área e das visitas realizadas pelos agentes de Saúde e de Combate a Endemias nas residências. “Costumamos dizer que eles são a porta de entrada da Rede Municipal de Saúde, o principal elo entre a comunidade e as unidades de saúde. Nas visitas domiciliares, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas da saúde do indivíduo e da população, bem como a identificação da presença de larvas e do mosquito Aedes aegypti”, ressaltou.

Atualmente, o município possui 66 agentes Comunitários de Saúde e 13 agentes de Combate a Endemias atuando nas unidades de saúde no município.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde